Desenho Artístico Completo
A
nova estrutura do curso de Desenho Artístico é dividida em módulos, com o objetivo
de proporcionar ao aluno maior aproveitamento das matérias.
Na
primeira etapa o aluno estudará:
-
Desenho de observação: formas básicas; proporção; Escala de tons; luz e sombra;
profundidade e texturas.
-
Perspectiva: história do desenvolvimento dos estudos da área;
perspectiva com um ponto, dois pontos e três pontos; sombra projetada; reflexo;
perspectiva forçada e atmosférica.
Na
segunda etapa são oferecidas as matérias de:
-
Anatomia: abordagem artística do desenho anatômico da figura humana, através
de conceitos e técnicas relativos ao estudo de sua anatomia.
-
Composição: espacial e teoria da cor utilizando-se de aulas expositivas
e práticas.
Ao
final do curso de Desenho Artístico, o aluno terá montado um portfólio e estará
apto a dar continuidade aos seus estudos nas várias habilitações oferecidas
pela Escola.
DURAÇÃO:
1
ano letivo
FAIXA
ETÁRIA: A
partir dos 13 anos
PRÉ-REQUISITO: Nenhum
NARRATIVA VISUAL (História
em Quadrinhos E MANGÁ)
O
curso de História em Quadrinhos é dividido em dois módulos básicos.
Tem
por objetivo apresentar ao aluno todas as etapas da criação de uma HQ, assim como
analisar os mercados de quadrinhos e outros, onde as habilidades ensinadas
possam ser utilizadas.
O
primeiro módulo, Narrativa Visual, é interessante não apenas para a área
editorial, mas também para quem optar por áreas como desenho animado, 3D, jogos
eletrônicos, ilustração, publicidade, cinema, teatro e televisão. Apresenta
temas como criação e desenvolvimento de histórias, estruturação, introdução nos
diversos estilos de desenho (cartum, mangá, super-heróis e realista),
antropomorfismo, movimento e perspectiva. Duração de 1 semestre letivo.
O
segundo módulo é inteiramente voltado para a linguagem das histórias em
quadrinhos. O tema principal é a narrativa em quadrinhos, analisando os
elementos que a compõe: composição de quadrinhos e de página (requadro,
balonamento, onomatopéias, sequencialidade, noções de tempo), adaptação de
texto e transposição de vídeo para quadrinhos, humor e tiras, arte final (luz,
sombra, cor), a história e o mercado de
quadrinhos.
É
realizada uma história em quadrinhos baseada em roteiro próprio, adaptações ou
parcerias de criação e produção de um portfólio específico. Conta ainda com a
visita de professores convidados. Duração de 1 semestre letivo.
Duração:
1
ano letivo
Faixa
Etária: A
partir dos 14 anos
Pré-Requisito:
Desenho
Artístico Completo ou Avaliação de Pasta
PINTURA E ILUSTRAÇÃO
EDITORIAL E PUBLICITÁRIA DIGITAL
CONCEITO
E FERRAMENTAS BÁSICAS
Preparação
do aluno para o mercado da ilustração digital e tratamento de imagens gráficas
para editoras e agências de propaganda. O aluno conhecerá as ferramentas
básicas para tratamento de imagens, como: ajustes, pixel, bitmap, restauração
de foto antiga, retoque americano, texto, filtros e plugins, scanner, colorização,
uso de brushes, texturas e ambientação (humanização da cena).
Para
o melhor aproveitamento e aplicação no mercado de trabalho este curso é interligado
à ilustração manual.
ILUSTRAÇÃO
TÉCNICA e pintura no software
Neste
módulo o aluno estudará programas específcos para a ilustração digital,
interação entre programas similares ao Adobe Photoshop e outros programas de
ilustração.
ILUSTRAÇÃO
VETORIAL
O
aluno pode escolher em dar continuidade ao curso em um terceiro módulo, com foco em ilustração vetorial.
DURAÇÃO
: 1
ano Letivo
FAIXA
ETÁRIA: A
partir dos 15
PRÉ-REQUISITO:
Noções
básicas de informática. Noções básicas de desenho
como:
anatomia, perspectiva, luz e sombra.
PINTURA E ILUSTRAÇÃO EDITORIAL E PUBLICITÁRIA MANUAL
TÉCNICAS
DE ILUSTRAÇÃO E COR DE PERSONAGEM
O
aluno estudará a história da pintura a partir de 1800, na sua formação prática,
uso dos pincéis, cores e palheta, como localizar os grandes artistas no mapa da
história e determinar o seu estilo próprio. Aulas de psicologia das cores e do uso
correto das cores complementares. Estudo das tintas: aquarela, óleo, acrílica,
guache e lápis, técnicas de aguada, puchada e chapada. Papéis adequados para
cada técnica e trabalho. Estudo de rough, layout, ilustração e o uso correto de
referência fotográfica. Nesse módulo o aluno estudará também a cor da figura
humana (cor de personagem), tons de pele, tons de sombra e temperatura. Essa
etapa do curso determina o estilo de pintura de cada aluno.
Objetivo
principal: montagem de portfólio manual e digital para ingressar no mercado de
trabalho.
AEROGRAFIA,
CENÁRIO E AMBIENTAÇÃO
O
aluno conhecerá a história da Aerografia, sua importância durante os anos 50, o
uso correto dos materiais, instrumentos e equipamentos. Aulas práticas de degradê,
volume, reflexo e criação de pin-ups no estilo Vargas e Sorayama.
Estudo
da interação entre personagem e cenário (humanização), a atuação das cores da
natureza (manhã, meio-dia, tarde e noite). Épocas do ano (primavera, verão,
outono e inverno) e estudo da profundidade e planos. A adequação do seu estilo
pessoal ao perfil do trabalho.
Duração:
1
ano letivo
Faixa
Etária: A
partir dos 14 anos
Pré-Requisito:
Desenho
Artístico
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
O
curso Técnicas de Animação é uma introdução ao universo da animação, abrangendo
as principais técnicas de produção do filme animado, com foco na performance de
personagens. No decorrer do curso, serão apresentadas ferramentas manuais e
digitais usadas para criação, montagem e finalização.
TÉCNICAS
DE ANIMAÇÃO 2: MANIPULAÇÃO DE PERSONAGEM
O
curso abrange a manipulação de personagens através de desenho animado, recorte,
stopmotion e 3D digital. Ensina também sobreposição de imagens (chroma-key),
movimentos de câmera, edição, aplicação de áudio em uma cena e finalização e
mixagem de cena (render).
Duração:
1
ano letivo
Faixa
Etária: A
partir dos 14 anos
Pré-Requisito:
Nenhum
ESCULTURA E
MODELAGEM DE PERSONAGEM
CONSTRUÇÃO
DE PERSONAGEM
Neste
curso o aluno construirá a sua própria personagem e, através do estudo em
várias posições, realizará a estrutura em arame e começará a modelar com massas
específicas para cada etapa.
Uso
correto dos materiais, instrumentos e equipamentos, preparo da forma para
produção em escala.
FINALIZAÇÃO
Neste
módulo o aluno montará a sua escultura utilizando materiais específicos como
pincéis, areografia, tintas, etc. Com o auxílio do professor, o aluno
finalizará suas peças e será direcionado para o mercado de trabalho. O aluno
também produzirá outras peças específicas, sozinho ou em parceria, de acordo
com a demanda da própria aula e seus objetivos pessoais na escultura e
modelagem.
DURAÇÃO
: 1
Ano e meio (3 módulos)
FAIXA
ETÁRIA: A
partir dos 14 anos
PRÉ-REQUISITO:
Nenhum
3D . COMPUTAÇÃO
GRÁFICA TRIDIMENSIONAL
CONCEITO
E FERRAMENTAS BÁSICAS
O
curso apresenta uma visão geral de programas utilizados para modelar e editar objetos
diversos e personagens em 3D. Trabalha a parte de criação e aplicação de
materiais, texturas e cor, interface 3D, criação básica de efeitos, partículas
e interação com outros programas e animação básica.
3D
– Fundamental
Apresenta
e ensina ao aluno todos os conceitos e ferramentas fundamentais que o 3D
abrange como: a interface 3D, modelagem e edição de objetos (com introdução a
modelagem de personagens), criação e aplicação de materiais e texturas,
iluminação e render, ferramentas básicas de animação. Duração de 1 semestre
letivo.
3D
– Intermediário
Desenvolve
e aprofunda os conhecimentos adquiridos no módulo Fundamental, avançando
em novas técnicas e praticando as já conhecidas. São trabalhadas ferramentas e
recursos como: sculpt mode (ferramenta para esculpir interativamente),
modelagem de cenários, modelagem orgânica, topologia, texturização avançada
(criação de tiles “perfeitos” e UV’s), shading avançado (material nodes),
iluminação e render avançado. Duração de 1 semestre letivo.
3D
– Avançado
Apresenta
e desenvolve o aprendizado nas ferramentas de simulação de física (rígida,
suave, líquidos). Aprofunda também nas técnicas para criação de partículas mais
realistas ou estilizadas. São desenvolvidas também as técnicas e ferramentas de
composição digital do Blender, abrangendo desde efeitos especiais à super
estilização usando o Composite Nodes. Duração de 1 semestre letivo.
DURAÇÃO
: 1
Ano e meio (dividido em 3 módulos)
FAIXA
ETÁRIA: A
partir dos 14 anos
PRÉ-REQUISITO: Desenho e Computação
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