quarta-feira, agosto 26, 2009

Girafas aos milhares

Desenho de Dawndelver, 21 anos, morador do Reino Unido

Mais de 130 mil desenhos de girafas já foram postados no site OneMillionGiraffes (ou “Um Milhão de Girafas”, na tradução para o português) por pessoas que se inspiraram a pegar lápis e papel e trabalhar em nome da “arte colaborativa online”. O que começou como uma aposta um tanto excêntrica entre dois amigos acabou se transformando em um fenômeno da web, com milhares de novas girafas sendo postadas diariamente no site. Os desenhos vão de rabiscos infantis a imagens mais elaboradas, com os animais entre paisagens, frutas e vegetais.

Segundo Ola Helland, um webdesigner norueguês de 24 anos, responsável pela página na internet, a ideia de criar o OneMillionGiraffes surgiu há cerca de dois meses, a partir de uma conversa com um amigo, Jorgen, sobre o potencial criativo da rede mundial de computadores. “Eu disse que hoje não há mais limites para a internet, e que eu poderia facilmente ter um milhão de exemplares de alguma coisa, se eu quisesse”, afirma. Como Jorgen se recusou a acreditar, Ola lançou-se ao desafio de recolher um milhão de desenhos de girafas até 2011. “Dois dias depois da conversa, montei o site. Logo, tinha coletado 10 desenhos de amigos meus. Fui almoçar e, na volta, já tinham 60 postagens de girafas. No final daquele dia, eram 134”, afirma.

Desenho de April, 15 anos, dos Estados Unidos Desenho de Sy, 26 anos, do Reino Unido Desenho de Anneke Klein, 46 anos, da Holanda
Desenho de Annick, 64 anos, da França Desenho de Maria, 24 anos, dos Estados Unidos Desenho de Vebjorn, 14 anos, da Noruega
Clique nas imagens para ampliar

Entre as regras da aposta está a exigência de que o desenho seja feito à mão, sem o auxílio do computador. Com o ritmo crescente de envio de imagens, o norueguês acredita que baterá a marca até o final deste ano.

Mas, para Ola, há algo maior em sua iniciativa. “É uma forma de as pessoas desligarem suas televisões e se dedicarem a criar algo real”, diz. Além disso, ele está tentando arrumar um patrocinador que doe uma libra (o equivalente a pouco mais de 3 reais) para cada desenho postado. O dinheiro seria revertido para a WWF - World Wildlife Fund - e, claro, seria usado para proteger as girafas ao redor do mundo.

Se você também quer contribuir com um desenho, clique aqui.

Sugestão de Luiz Marcelo


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário: