sábado, dezembro 03, 2011

Mostra de HQs Originais


Carlos Fonseca
De 5 a 30 de dezembro, a Casa dos Quadrinhos, referência nacional em se tratando de HQs, promove a Mostra de HQs Originais, em exibição no hall principal da escola. A exposição conta com 31 trabalhos originais de 25 artistas de diferentes localidades, como Belo Horizonte, São Paulo, Estados Unidos e Europa. O espaço fica aberto ao grande público, de segunda a sábado, com entrada gratuita.

A Mostra de HQs Originais da Casa dos Quadrinhos reúne obras, todas no tamanho padrão de 30x42, que foram publicadas em editoras renomadas, como Marvel, DC, Dark Horse, e alguns exemplares criados com exclusividade para a escola. Além disso, todos os artistas, sendo nacionais ou internacionais, possuem uma ótima inserção no mercado de HQs internacional e na área de criação artística.

Entre os artistas selecionados, há os mais diversos estilos, desde criadores do interior de Minas Gerais, que conseguiram se destacar após muito trabalho e esforço, a cartunistas mais “cosmopolitas”, nascidos em grandes centros que respiram quadrinhos, como Los Angeles (EUA). A maioria deles tem passagem ou é contratada por grandes labels, como Marvel, DC, Dark Horse, Image, Wizard, possuindo bastante experiência na área.

De acordo com o idealizador da mostra e proprietário da Casa dos Quadrinhos, Cristiano Seixas, essa exposição tem como objetivo mostrar o quanto os trabalhos dos brasileiros estão equiparados aos americanos e europeus. “Dando uma olhada nas 31 obras, fica difícil de saber qual trabalho é brasileiro e qual é estrangeiro, confirmando que as nossas produções estão no mesmo patamar das internacionais”, afirma.
Bill Sienkiewicz
Além disso, Seixas ressalta que deseja aproximar o universo dos HQs do público comum. “Muitos jovens acham que é um sonho inatingível chegar ao nível de grandes mestres dos quadrinhos. Essa exposição comprova que é possível. Muitas vezes, seu vizinho pode ser feito o Homem-Aranha ou o Wolverine e quase ninguém saiba”, sinaliza o diretor da escola. A Mostra de HQs Originais Casa dos Quadrinhos é um trabalho complementar à sétima edição do Festival Internacional dos Quadrinhos - FIQ, realizada na Serraria Souza Pinto.

Conheça os 25 artistas: Tim Sale, Moebius (Jean Giraud), Mike Mignola, Carlos Fonseca, Júlio Ferreira, Flávio Luiz, Phil Jimenez, Ivan Reis, Marcelo Campos, Guilherme Balbi, Lourenço Mutarelli, Geof Darrow, Tim Holtrop, Steve Dillon, Sidney Teles, Will Conrad, Rodney Buchemi, Joe Bennett, Barry Windsor-Smith, Cliff Richards, Ig Guará, Bill Sienkiewicz, Klaus Janson, Nitro (Newton Rocha), John Buscema, Flávio Colin, Luciano Irrthum e Weberson Santiago.

Curadoria: Doroti Gaia Seixas



Serviço:
Mostra de HQs Originais Casa dos Quadrinhos
Data: 5 a 30 de dezembro
Horário para visitação: segunda a sexta, das 9h às 21h; sábado, das 21h às 17h.
Entrada gratuita.
Local: Casa dos Quadrinhos (Avenida João Pinheiro, 277, Funcionários)

Um comentário:

Marcus Vinicius disse...

[não publicar]

No 2o parágrafo está escrito "Marcel" ao invés de Marvel. Vejam lá.

Abraços.
Marcus Vinicius.