segunda-feira, fevereiro 03, 2020

8 Dicas - Salomão Hubner


Hoje nossas 8 Dicas foram escritas pelo professor Salomão Hubner @salomaohubner, com livros ideais para aqueles que desejam estudar sobre Desenho Artístico!


Da Cor à Cor Inexistente - Israel Pedrosa

“Pintor, professor e pesquisador, Israel Pedrosa revelou em 1967 o domínio da cor inexistente depois de 16 anos de pesquisa. Publicado em 1977, esse verdadeiro tratado histórico sobre as cores chega à 10ª edição com a importância que apenas as obras clássicas mantêm. O livro aborda o desenvolvimento da teoria das cores desde Da Vinci, passando por Newton, Goethe, Maxwell e Chevreul, entre outros estudiosos, e trata com clareza de temas como harmonização das cores, mutações cromáticas e cor inexistente.”



Ponto e Linha - lwassily-kandinsky

Nesta obra, Kandinsky tem o intuito de apresentar sua teoria das formas, que participa do mesmo rigor e da mesma vontade de constituir a linguagem dos meios puros da arte que iria além das aparências e falaria da alma humana. Neste texto, o autor coloca as bases da futura ciência da arte abstrata autenticamente profética.



Sintaxe da linguagem visual - Donis A. Dondis

“Este livro tem como objetivo ensinar ao estudante as artes correlacionadas na comunicação visual. O tema é apresentado não como uma língua estrangeira, mas como uma língua nativa que o estudante "sabe", mas na qual ainda não consegue "ler".

Esta analogia proporciona um método de ensino útil, por não ser elaborada em demasia ou aplicada com excessivo rigor. O método de ensinar a ver e a ler dados visuais já foi posto à prova com sucesso em vários contextos socioeconômicos.

Nada mais adequado, portanto, que alguns dos objetos mais importantes do livro tenham sido comunicados por meios visuais. Vários exemplos ilustrados são usados para esclarecer os elementos básicos do design (a aprendizagem do alfabeto), para mostrar como eles são usados em combinações sintáticas simples (a aprendizagem de "sentenças" simples) e, finalmente, para apresentar a síntese significativa da informação visual como obra de arte acabada (a compreensão da poesia).”



PRINCÍPIOS DE FORMA E DESENHO - Wucius Wong

“Os livros de Wucius Wong sobre os princípios do desenho tornaram-se clássicos nos programas de ensino da arte e do desenho em todo o mundo. Neste livro, Wong funde três de seus clássicos, compondo um manual sobre os princípios e fundamentos práticos do desenho. “



GUIA OFICIAL DC COMICS: DESENHOS - Klaus Janson

O livro (Parte um box que também traz um livro sobre roteiro) coloca o desenhista como peça fundamental para a eficiência da narrativa de uma história em quadrinhos. E ainda aponta as ferramentas necessárias para cumprir este objetivo: justaposição de quadros, composição, enquadramento, movimento e outros recursos são exaustivamente abordados por Klaus Janson. 



Vamos Aprender Arte-Final em Quadrinhos - Gary Martin

A obra The Art of Comic Book Inking é um trabalho de fôlego de Gary Martin, com a colaboração de Steve Rude e mais de três dezenas de artistas de HQs de primeiro nível, entre eles, John Buscema, Brian Bollland, William Stout, que agora é lançada traduzida no mercado nacional.



QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL -  Will Eisner

Neste clássico da teoria de HQ Quadrinhos e arte sequencial, Will Eisner (um dos artistas mais importantes do século XX) condensa a arte de contar uma história em quadrinhos em princípios claros e concisos que todo quadrinista, cartunista, roteirista ou cineasta deve conhecer. Baseado no concorrido curso que Eisner ministrou por muitos anos na School of Visual Arts de Nova York, Quadrinhos e arte sequencial, desenvolvido para servir de guia prático para o estudante, o profissional e o professor de artes gráficas, é uma obra fundamental, repleta de valiosas teorias e técnicas fáceis de serem aplicadas. Ele aborda diálogo, anatomia, enquadramento e muitos outros aspectos importantes dessa arte. Criteriosamente atualizado e revisado para incluir procedimentos e recursos tecnológicos atuais, incluindo uma seção de mídia digital, esta introdução à arte da HQ é hoje um guia tão valioso quanto o foi na sua primeira edição. 



Composição. Fotografia básica - David Präkel

Qual é o segredo para uma composição de sucesso? Fotografia Básica: Composição aborda tudo o que um fotógrafo precisa saber para criar imagens interessantes e originais: regras básicas como ponto de vista, perspectiva e escala; organização do espaço utilizando quadros, equilíbrio e aparência; e elementos formais, incluindo ponto, linha, formato, textura e padrão. Repleto de exemplos de grandes nomes da fotografia, este é o guia ideal para fotógrafos iniciantes e amadores.

Nenhum comentário: