terça-feira, julho 14, 2020

DICA DE LEITURA - ERICK AZEVEDO




Nossa Dica de leitura de hoje foi feita pelo professor Erick Azevedo, que nos indicou dois livros ideais para quem deseja escrever suas próprias histórias, personagens e universos!



Manual de roteiro de Syd Fields
 “Livro de referência na área, escrito por um famoso produtor e roteirista dos Estados Unidos.”

“O consagrado roteirista norte-americano Syd Field elaborou um dos mais extraordinários livros sobre a técnica de roteiros, essencial para os que atuam no mercado de cinema e TV. Da ideia inicial ao texto finalizado, do desenvolvimento de personagens e situações dramáticas ao perfeito acabamento da cena, Manual do roteiro apresenta, em linguagem simples e acessível, todos os elementos fundamentais para a construção de uma boa narrativa.”
https://docs.google.com/Manualderoteirodesydfields


Jornada do Escritor de Christopher Vogler  
“Uma versão mais focada em desenvolvimento de roteiros e interação de personagens baseada nas idéias de C G Jung e Joseph Campbell.”

“O livro ´A jornada do escritor´, de Christopher Vogler, busca enumerar ao leitor todas as etapas de construção de personagens e situações necessários para se escrever uma boa história. Para isso, o autor usa estruturas míticas bastante conhecidas como base para o seu roteiro de escrita. O livro é dividido em três seções. A primeira descreve cada uma das personagens que são essenciais para qualquer tipo de história. A segunda propõe estágios ou situações primárias para que a narrativa tenha boa fluência até o final. Por fim, o epílogo faz um resumo da viagem e os apêndices usam ´A jornada do escritor´ para analisar roteiros de filmes de sucesso como ´Titanic´, ´Guerra nas estrelas´ e ´Pulp Fiction - Tempo de violência´. Christopher Vogler propõe ao leitor que crie novos caminhos para a sua própria jornada de escritor. Com este objetivo, ao fim de cada capítulo há uma seção com perguntas para o pleno entendimento e aplicação dos conceitos utilizados por Vogler, a fim de que o escritor seja bem-sucedido em sua viagem que é escrever.”

https://notamanuscrita.files.wordpress.com/visto-vogler-jornada-do-escritor.pdf

Nenhum comentário: