quinta-feira, março 08, 2012

Mostra Irmãos Coen

O Cine Humberto Mauro apresenta, no mês de março, o cinema singular dos Irmãos Coen. Humor e desencanto: o cinema dos irmãos Coen apresenta uma retrospectiva completa da obra dos irmãos Joel e Ethan Coen e conta, ainda, com duas sessões conjugadas ao projeto História Permanente do Cinema, uma das mostras fixas promovidas pelo Cine Humberto Mauro, às quintas-feiras.

Donos de uma obra que integra a nova safra do cinema autoral norte-americano, os Coen imprimem em seus filmes características que tornam sua produção ímpar. À primeira vista, seus filmes parecem irônicos, até mesmo cômicos, mas há uma espécie de desencanto frente à sociedade e as relações sociais que perpassam todos os filmes. De modo peculiar, o cinema dos Coen reflete as incertezas da sociedade norte-americana.

As sessões especiais, integradas à mostra História Permanente do Cinema, acontecem nos dias 15 e 22 de março, quando o Cine Humberto Mauro exibe as versões originais de duas refilmagens dos Coen: no dia 15, às 17h, será exibido Bravura Indômita (1969), de Henry Hathaway. Após a exibição, o curador e crítico Ewerton Bélico comenta a sessão. Em seguida, às 19h30, o Cine apresenta a versão de 2010, dirigida pelos Coen. No dia 22, o Cine exibe O Quinteto da Morte de Alexander Mackendrick (1955), versão original de Matadores de Velhinha (2004), apresentado em seguida, às 19h30. Após o filme de Mackendrick, o crítico e professor Leonardo Cunha comentará a sessão.

Confira a programação completa no site da Fundação Clóvis Salgado

Evento: Mostra Humor e desencanto: o cinema dos irmãos Coen
Data: 01 e 22 de março
Local: Cine Humberto Mauro
Entrada gratuita (retirada de ingressos meia hora antes de cada sessão)
Informações: (31) 3236-7400

Nenhum comentário: