terça-feira, junho 11, 2019

CURSO TÉCNICO EM ARTES VISUAIS 2019



Nosso Curso Técnico dura dois anos letivos,dividido em quatro módulos, com estrutura física e pedagógica adaptada às exigências da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e do Conselho Estadual de Educação

Ao concluir o curso, o aluno receberá o DIPLOMA DE TÉCNICO EM ARTES VISUAIS, que  possui registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208), com validade em todo território nacional.

Pré-Requisitos: cursando ensino médio ou já ter formado no ensino médio.


São 20 horas/aula semanais, ou seja, aulas de segunda a sexta, manhã (8:30 a 12:00) ou noite (19 às 22:30)

Informações e valores: 




Durante as aulas será desenvolvido: firmeza de traço, estudo de formas básicas, proporção, escala e tons, luz e sombra, composição, profundidade, texturas e técnicas de materiais. Através do estudo de formas simples até construções mais complexas o aluno irá estudar técnicas de desenho com materiais como: grafite, carvão, bico de pena, pastel e sanguínea e a partir deles trabalhar a construção de volume e textura com escala de tons, luz e sombra. O objetivo desta disciplina é despertar o olhar crítico do artista sobre os objetos e elementos que irão compor seu trabalho. Ao fim do módulo o aluno poderá transpor objetos reais para a representação tridimensional, observando os aspectos de proporção, composição, profundidade e iluminação.



Nesta disciplina serão apresentadas noções básicas da construção artística como profundidade e plano, na qual, além do conteúdo teórico (história da perspectiva e sua importância na composição artística) o aluno irá também, através de aulas práticas de observação externa de paisagem e objetos, apurar sua percepção visual e desenvolver os conceitos de perspectiva que envolvem a utilização de pontos de fuga e perspectiva linear.  A finalidade desta disciplina é capacitar o aluno a construir, utilizando os conceitos da perspectiva cenários, objetos e personagens com profundidade e distância dando melhor consistência e realismo aos trabalhos produzido.


Esta disciplina é uma introdução ao universo da pintura e composição de cores. Serão trabalhados, em sala de aula, conceitos de composição e teoria da cor, além do conhecimento e utilização de técnicas e materiais como lápis de cor, nanquim, guache, aquarela, tintas densas e à base de água. O aluno aprenderá a compor e construir peças gráficas claras e utilizar os conceitos de teoria da cor de maneira consciente.  Ao final do curso os alunos vão compreender e aplicar conceitos de composição linear e teoria cromática, serão capazes de desenvolver escalas cromáticas e trabalhos utilizando as diferentes técnicas apresentadas.

Também é objetivo apresentar técnicas de armazenamento e apresentação dos trabalhos e a confecção de um portfólio representando a produção do aluno durante o semestre.


Este curso aborda, de maneira artística, a construção da figura humana através de conceitos e técnicas relativos ao estudo da anatomia. O módulo tem como finalidade apresentar a anatomia básica aplicada à arte de maneira simples e objetiva, utilizando técnicas como o uso inicial de layout e a associação geométrica (blocagem), além de outras formas fluidas à construção da figura humana.

Ao término deste módulo o aluno será capaz de mesclar sua construção intuitiva com as técnicas aplicadas, melhorando sua percepção em relação à estrutura do corpo humano, possibilitando, então, representar, e interpretar graficamente, a estrutura corporal humana, trazendo naturalidade e suavidade na composição de seus personagens.



Construção de personagem, com materiais básicos de escultura, a partir da síntese da anatomia da Figura  Humana clássica, através de técnicas dinâmicas e práticas que vão desde o conceito até a finalização do protótipo.




Este curso apresenta um conjunto de técnicas para criação e desenvolvimento de personagens com personalidade e design distintos. Apresentam-se aspectos importantes na criação de um universo para personagens e a integração desses elementos para montar uma história. A mesma será formatada como roteiros para as mídias de HQ, animação, cinemático de games ou cinema.



No primeiro módulo, temos uma panorâmica sobre a história da animação americana dos primórdios até por volta dos anos 2000 e alguns destaques da animação mundial. E uma extensa parte prática, com execução de model sheets, storyboards, animatics e a visão geral e prática dos 12 Princípios Clássicos, tanto na animação tradicional, quanto digital e técnica de recorte.

No segundo módulo entram os Princípios Clássicos mais complexos, somado à exercícios de LipSync (sincronia labial), Cartoon Takes, Smears e técnicas similares. Com base nos models sheets e animatics do módulo inicial, o aluno segue para as etapas seguintes de produção de um curta de animação: Backgrounds, Pencil Tests, Clean-up, Cores, Montagem, Som e edição.



Apresenta ao aluno as principais ferramentas e conceitos da Computação Gráfica Tridimensional. Sobretudo enfatizando a interface, conceitos e potencial do software “3D Blender”, além de introduzir conceitos básicos de modelagem, enquadramento, iluminação, ambientação, materiais, texturas e render.



No curso, além de aprender as técnicas de pintura digital e tratamento de imagem, o aluno vai desenvolver sua habilidade em desenhar com a mesa digitalizadora a partir de exercícios específicos.

Vai desenvolver o raciocínio e modo de trabalho em programas de pintura digital e tratamento de imagem digital. E desenvolver seu próprio estilo mediante técnicas e exercícios de pintura e ilustração.

No segundo módulo, o curso introduz as técnicas de mistura de ilustração digital e avança nas técnicas já conhecidas de pintura digital e manipulação de imagem. Aprofunda na fusão da Ilustração em modelagem digital, pintura digital e Manipulação de imagens, para criações ainda mais elaboradas e ricas em detalhes. Através de exercícios transpomos a utilização tradicional das ferramentas, dando exemplos de como utilizá-las de forma mais criativa e livre.



No ateliê serão produzidas peças que dialoguem com o segmento de personagens e cenários, que vão de aplicações clássicas até para jogos digitais, animação e quadrinhos, através de técnicas manuais de Pintura e Ilustração.

Serão ensinadas teorias que utilizam o branco da tinta óleo e guache, em exercícios de estudo de planos no rosto e desenvolvimento de cenários.

No segundo módulo serão produzidas peças que dialoguem com o segmento publicitário e editorial como livros infantis, elaboração de personagens e cenário para jogos digitais, animação, quadrinhos e ilustração que dialogue também com peças de design gráfico.




Na primeira parte de Elementos da Narrativa Visual é apresentada uma introdução aos preceitos básicos de Narrativa Visual. 

Serão apresentados diferentes modelos de narrativa, ferramentas de diálogos e enquadramentos que são usados ou adaptados às histórias em quadrinhos, cinema e animação.

Na segunda etapa de Prática de Narrativa, o aluno produzirá páginas, desenvolvendo uma arte sequencial através dos conhecimentos e das teorias adquiridas no curso de Narrativa Visual. 



Neste curso são abordadas as técnicas e ferramentas utilizadas na Editoração DIgital para montagem de portfólio. Técnicas de composição e diagramação de páginas, formatos de publicação e tipografia são tratados no decorrer do módulo através de estudos baseados em diferentes nichos de   publicações (revistas, jornais, web). Serão utilizados, como ferramenta de referência, estudo portfólios de artistas de destaque e os veículos utilizados pelos mesmos, o aluno terá contato com   sites de divulgação e criação de portfólio online e, de maneira prática, também irá produzir seu próprio portfólio.



Através desta matéria é feita uma viagem por toda a História da Arte, com foco nos últimos séculos e abrangendo artes aplicadas. Por meio de debates e estudos em sala de aula é construído um olhar crítico dos diversos estilos artísticos, suas características e principais nomes da arte.

A proposta é que o aluno consiga atribuir ao seu trabalho pessoal elementos das diferentes vertentes artísticas estudadas e refletir de maneira crítica tanto suas produções quanto outros trabalhos contemporâneos.




A proposta desta disciplina é salientar a importância e influência que os quadrinhos exerceram, e exercem, na sociedade desde seu surgimento até a atualidade. O aluno será capaz de refletir e levantar questionamentos a respeito dos aspectos e registros da arte sequencial, assim como a aplicação desses atributos nas suas próprias páginas.

Será feita análise, observação e aplicação prática das técnicas e estilos de narrativas que surgiram no decorrer da História e que serão estudados em sala.


Nesta disciplina o aluno terá contato com diversos materiais e instrumentos de arte, conhecendo suas características e aplicações, experimentando de maneira prática ao longo do curso técnicas para a utilização de cada um.  Ao final deste curso o aluno será capaz de mesclar diferentes técnicas e materiais podendo produzir um trabalho diferenciado com mais valor e com  uma gama de possibilidades artísticas.

Nenhum comentário: