terça-feira, junho 11, 2019


O curso de Desenho Artístico é essencial a qualquer aluno que queira desenvolver suas habilidades em outras disciplinas ofertadas pela escola, pois é através dele que são introduzidos os conceitos básicos como Perspectiva, Observação, Construção da Figura Humana e Composição.


Informações e valores: 



Durante as aulas será desenvolvido: firmeza de traço, estudo de formas básicas, proporção, escala e tons, luz e sombra, composição, profundidade, texturas e técnicas de materiais. Através do estudo de formas simples até construções mais complexas o aluno irá estudar técnicas de desenho com materiais como: grafite, carvão, bico de pena, pastel e sanguínea e a partir deles trabalhar a construção de volume e textura com escala de tons, luz e sombra. O objetivo desta disciplina é despertar o olhar crítico do artista sobre os objetos e elementos que irão compor seu trabalho. Ao fim do módulo o aluno poderá transpor objetos reais para a representação tridimensional, observando os aspectos de proporção, composição, profundidade e iluminação.



Nesta disciplina serão apresentadas noções básicas da construção artística como profundidade e plano, na qual, além do conteúdo teórico (história da perspectiva e sua importância na composição artística) o aluno irá também, através de aulas práticas de observação externa de paisagem e objetos, apurar sua percepção visual e desenvolver os conceitos de perspectiva que envolvem a utilização de pontos de fuga e perspectiva linear.  A finalidade desta disciplina é capacitar o aluno a construir, utilizando os conceitos da perspectiva cenários, objetos e personagens com profundidade e distância dando melhor consistência e realismo aos trabalhos produzido.


Esta disciplina é uma introdução ao universo da pintura e composição de cores. Serão trabalhados, em sala de aula, conceitos de composição e teoria da cor, além do conhecimento e utilização de técnicas e materiais como lápis de cor, nanquim, guache, aquarela, tintas densas e à base de água. O aluno aprenderá a compor e construir peças gráficas claras e utilizar os conceitos de teoria da cor de maneira consciente.  Ao final do curso os alunos vão compreender e aplicar conceitos de composição linear e teoria cromática, serão capazes de desenvolver escalas cromáticas e trabalhos utilizando as diferentes técnicas apresentadas.

Também é objetivo apresentar técnicas de armazenamento e apresentação dos trabalhos e a confecção de um portfólio representando a produção do aluno durante o semestre.


Este curso aborda, de maneira artística, a construção da figura humana através de conceitos e técnicas relativos ao estudo da anatomia. O módulo tem como finalidade apresentar a anatomia básica aplicada à arte de maneira simples e objetiva, utilizando técnicas como o uso inicial de layout e a associação geométrica (blocagem), além de outras formas fluidas à construção da figura humana.

Ao término deste módulo o aluno será capaz de mesclar sua construção intuitiva com as técnicas aplicadas, melhorando sua percepção em relação à estrutura do corpo humano, possibilitando, então, representar, e interpretar graficamente, a estrutura corporal humana, trazendo naturalidade e suavidade na composição de seus personagens.

Duração cada disciplina:1 semestre letivo

Duração total dos 4 módulos: 1 ano letivo (2 disciplinas por semestre)
Faixa Etária: A partir dos 13 anos



Nenhum comentário: