terça-feira, abril 16, 2013

Entrevista com Vitor e Lu Cafaggi sobre Laços


Lacos
__________________________________________________________________
Não podíamos de deixar de entrevistar esses dois novos talentos, que já tem belos trabalhos, prêmios e são de uma grande simpatia. Os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, que estão lançando no mês que vem a Graphic MSP – Laços (saiba mais em nosso post ).
Central 42: Como foi a recepção de vocês sobre o convite para participar desse novo projeto do MSP?
Vitor Cafaggi: Alegria pura. Na mesma noite que recebemos o convite, já começamos a pensar na história.
Lu Cafaggi: Foi o melhor susto que já tomei na minha vida! Acho que até hoje, na verdade, eu ainda não consigo me dar conta do tamanho de tudo isso. A criança que eu fui e que eu sou está se esbaldando!
Vocês já tiveram um retorno do Maurício de Sousa? O que ele achou?
Vitor: Não conversamos com ele diretamente ainda, mas soubemos pelo Sidney que ele ficou bem impressionado. Ele comentou muito sobre o trabalho de pesquisa que fizemos para criar algumas cenas. Mas, na verdade, nem fizemos pesquisa, foi mais um resgate em nossas memórias. Lembro também que quando o Maurício viu as primeiras páginas, ainda no lápis, ele comentou com o Sidney que a revista poderia ser impressa daquele jeito, sem cores, nem balões, que já tava bonito demais.
Sei que a Lu ia fazer apenas uma parte da graphic, como foi o processo em ter mais espaço nela?
Lu: Acho que foi um processo natural. A princípio, eu desenharia apenas os momentos de flashback da história. Mas, à medida que escrevíamos o roteiro, fui me envolvendo com a história mais e mais e meu irmão achou que poderia ficar interessante se eu participasse em tudo. Acabou que tem dedo dos dois em todas as páginas do álbum. Nas páginas de flashback, meu irmão fez as cores e, nas outras páginas, eu fiz sombras, manchas, texturas e alguns contornos.
Os previews já deixaram muita gente doida para ter a graphic Laços em mãos. Preparados para muitos autógrafos e entrevistas?
Vitor: Acho que sim. A gente só vai ter uma noção melhor do tamanho de tudo isso quando a revista sair mesmo. As pessoas gostaram dos previews, agora estamos ansiosos pra que todo mundo leia a história.
Lu: Ah, essas coisas são sempre uma surpresa! Estou muito ansiosa por tudo e já ensaiando um pouco para os autógrafos. Mas tô ansiosa mesmo é pra saber como vai ser a relação de todo mundo com a história! Meu irmão e eu gostamos muito do resultado e a gente espera que as pessoas consigam perceber o quanto foi especial pra gente fazer parte desse projeto todo das Graphics MSP.
Quais seus personagens preferidos da Turma da Mônica? E quais, desta graphic, adoraram fazer?
Vitor: Meus personagens favoritos sempre foram o Chico Bento e o Cebolinha. Enquanto escrevi e, principalmente quando desenhei a Graphic, o Cascão passou a ser meu favorito. Me diverti muito desenhando e escrevendo ele.
Lu: Minha preferida sempre foi a Magali e, enquanto fazíamos a história, passei a gostar ainda mais e me identificar ainda mais com ela em diversos aspectos. Mas gosto muito da Denise também, principalmente nas histórias escritas por um roteirista da MSP, chamado Emerson Abreu.
Projetos futuros, o que vem pela frente? Planos para fazerem um trabalho juntos novamente?
Vitor: Estou produzindo as tiras do terceiro livro do Valente, que será lançado no FIQ desse ano. Tenho, pelo menos, três ideias pra novas HQs. Mas qualquer uma dessas é coisa só pra 2014. Vontade de fazer quadrinhos juntos de novo a gente tem, mas não pensamos em nenhum projeto específico por enquanto.
Lu: Tenho um projeto de reportagens em quadrinhos, que começo a publicar online, ainda neste semestre. E pretendo fazer um segundo volume de MIxtape, para publicar neste ano também. Foi muito divertido e deu pra aprender muita coisa trabalhando junto com meu irmão, espero que a gente repita a parceria em breve!

Nenhum comentário: