Hoje nossa ilustre professora Flávia Carvalho foi convidada a nos indicar 9 Ilustradores de livros infantis que valem uma leitura.
Anabella Lopez
É formada em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires. Foi parte da agência de Design e Tipografia “Fontana”, onde trabalhou desenvolvendo projetos de identidade visual e estratégias de comunicação complexas para importantes marcas argentinas. Foi professora na Universidade de Buenos Aires durante 2 anos na matéria de “Design Gráfico”, e também fez parte da primeira escola de ilustração formada em Buenos Aires, Argentina, “Sótano Blanco”, onde lecionou nas oficinas anuais “Processos Criativos” e “Técnicas Digitais”.
A partir do ano 2009 trabalha exclusivamente como ilustradora e escritora de livros, os quais já foram publicados na Argentina, Brasil, México, EEUU, Canadá, França e nos Emirados Árabes. Em 2011 foi selecionada para participar da mostra internacional de ilustração em Sàrmede, Itália: “Le immagini della fantasia”. Sendo escolhida para integrar seu importante catálogo internacional. Em 2014, foi selecionada a participar da Mostra Internacional de Ilustração de Sharjah nos Emirados Árabes e também fazer parte do seu catálogo de ilustradores.
Odilon Moraes
Nasceu em 1º de agosto de 1966, em São Paulo. Com poucos meses de idade, mudou-se com a família para o interior do estado. Lá, viveu até entrar na faculdade, quando voltou à capital. Cursou arquitetura, mas sua paixão por livros e desenhos (e uma boa dose de acasos) o levou a trabalhar com ilustração de livros infantis. Já ilustrou mais de cinquenta livros e recebeu prêmios como o Jabuti e o Adolfo Aizen (União Brasileira de Escritores). Em 2002, recebeu o Prêmio Ofélia Fontes – O Melhor Livro para crianças, conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – pela obra A Princesinha Medrosa, o primeiro livro que escreveu e ilustrou.
Maria Heloísa Penteado
Maria Heloísa Penteado, nasceu em Araraquara, SP, em 1919. Sempre gostou de contar histórias. Inicialmente, apenas contava-as para os irmãos e amigos menores. Mais tarde, quando começou a escrevê-las, apresentou uma delas ao O Estado de S. Paulo e foi então convidada a escrever profissionalmente, na seção feminina do jornal, em 1949. Sendo também ilustradora, passou anos depois a organizar, dirigir e ilustrar a página infantil do Suplemento Feminino. Tem mais de trinta títulos publicados e foi premiada muitas vezes, como autora e ilustradora. Pela Global Editora tem publicadas as seguintes obras: A Outra Marina e O Mistério da Berinjela.
Eva Furnari
Em 1976, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79, colaborou, na década de 80, como desenhista em diversas revistas recebendo o Prêmio Abril de Ilustração em 1987. Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias da Bruxinha no suplemento infantil do jornal, Folha de São Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980, com livros de imagem e publicou 60 livros.
Jim Kay
Jim Kay é um artista inglês de Northhampshire, Inglaterra, que ganhou a medalha Kate Greenway em 2012 por suas ilustrações para o livro “Um Monstro Chama” por Patrick Ness. Ele foi selecionado pessoalmente por J.K Rowling para criar todas as ilustrações de capa na saga de livros Harry Potter.
fonte: https://harrypotter.fandom.com/wiki/Jim_Kay (traduzido)
Marilda Castanha
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais.sempre esteve desenhando, em papéis ou no chão, nos móveis e até nas paredes. Fez Belas Artes na UFMG e quando comecei a ilustrar livros descobri que era o que gostava mesmo de fazer. Em 1992 fez seu primeiro livro sem texto, o Pula, Gato! Em 1997, participou de um seminário de ilustração em Bratislava, na República Eslovaca, e, quando voltou, escreveu e ilustrou um novo livro, Pindorama, Terra das Palmeiras, que ganhou prêmios no Brasil (o Jabuti de ilustração e o Prêmio de Melhor ilustração pela FNLIJ) e no exterior (o Prix Graphique Octogone e Prêmio Noma no Japão). Hoje, vive em Santa Luzia onde mora e trabalha.
Mariamma Fonseca
Mariamma Fonseca (Amma) nasceu em Eunápolis-BA e atualmente vive em Belo Horizonte-MG. É jornalista por formação e ilustradora por opção.
Idealizou o site Lady’s Comics (2010) sobre Mulheres e Quadrinhos e coordena uma gibiteca (2009) em sua cidade natal.
Começou ilustrando poemas.O contato com os livros infantis fez nascer a vontade de trabalhar com ilustração de livros.É mãe da Iara e atualmente trabalha como ilustradora freelancer.
Kim MinJi
KIm Min Ji é uma Ilustradora Freelance desde 2003, e mora em Yangju na Coréia do Sul. Formada em design e trabalhando como coordenadora de cor e designer de personagens em várias áreas.
Fonte: http://www.ki204.com/about/?ckattempt=1 (traduzido)
Satoe Tone
A Ilustradora satoe Tone nasceu em 1984 em Tsuruga (japão). Graduada em Design e ilustração na Universidade Kyoto Seika e começou trabalhando como designer em uma marca de roupas para crianças antes de se mudar para a Inglaterra para melhorar suas habilidades com língua estrangeira. em 2010 ela foi selecionada a mostrar seu trabalho na “Bologna Children's Book Fair”, e publicou seu primeiro livro com uma editora italiana, o qual foi republicado em 2012 com outro título. no mesmo ano se mudou para milão, e um ano depois venceu o “International Bologna Book Fair”. Em 2015 publicou outros dois títuos
Fonte: http://www.newspanishbooks.com/author/satoe-tone (traduzido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário