segunda-feira, outubro 07, 2019

9 Ilustradores infantis por Flávia Carvalho




Hoje nossa ilustre professora Flávia Carvalho foi convidada a nos indicar 9 Ilustradores de livros infantis que valem uma leitura.




Anabella Lopez

É formada em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires. Foi parte da agência de Design e Tipografia “Fontana”, onde trabalhou desenvolvendo projetos de identidade visual e estratégias de comunicação complexas para importantes marcas argentinas. Foi professora na Universidade de Buenos Aires durante 2 anos na matéria de “Design Gráfico”, e também fez parte da primeira escola de ilustração formada em Buenos Aires, Argentina, “Sótano Blanco”, onde lecionou nas oficinas anuais “Processos Criativos” e “Técnicas Digitais”.

  A partir do ano 2009 trabalha exclusivamente como ilustradora e escritora de livros, os quais já foram publicados na Argentina, Brasil, México, EEUU, Canadá, França e nos Emirados Árabes. Em 2011 foi selecionada para participar da mostra internacional de ilustração em Sàrmede, Itália: “Le immagini della fantasia”. Sendo escolhida para integrar seu importante catálogo internacional. Em 2014, foi selecionada a participar da Mostra Internacional de Ilustração de Sharjah nos Emirados Árabes e também fazer parte do seu catálogo de ilustradores.



Odilon Moraes

Nasceu em 1º de agosto de 1966, em São Paulo. Com poucos meses de idade, mudou-se com a família para o interior do estado. Lá, viveu até entrar na faculdade, quando voltou à capital. Cursou arquitetura, mas sua paixão por livros e desenhos (e uma boa dose de acasos) o levou a trabalhar com ilustração de livros infantis. Já ilustrou mais de cinquenta livros e recebeu prêmios como o Jabuti e o Adolfo Aizen (União Brasileira de Escritores). Em 2002, recebeu o Prêmio Ofélia Fontes – O Melhor Livro para crianças, conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – pela obra A Princesinha Medrosa, o primeiro livro que escreveu e ilustrou.



Maria Heloísa Penteado

Maria Heloísa Penteado, nasceu em Araraquara, SP, em 1919. Sempre gostou de contar histórias. Inicialmente, apenas contava-as para os irmãos e amigos menores. Mais tarde, quando começou a escrevê-las, apresentou uma delas ao O Estado de S. Paulo e foi então convidada a escrever profissionalmente, na seção feminina do jornal, em 1949. Sendo também ilustradora, passou anos depois a organizar, dirigir e ilustrar a página infantil do Suplemento Feminino. Tem mais de trinta títulos publicados e foi premiada muitas vezes, como autora e ilustradora. Pela Global Editora tem publicadas as seguintes obras: A Outra Marina e O Mistério da Berinjela.    
                                                    


Eva Furnari

Em 1976, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 74 a 79, colaborou, na década de 80, como desenhista em diversas revistas recebendo o Prêmio Abril de Ilustração em 1987. Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias da Bruxinha no suplemento infantil do jornal, Folha de São Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980, com livros de imagem e publicou 60 livros.



Jim Kay

Jim Kay é um artista inglês de Northhampshire, Inglaterra, que ganhou a medalha Kate Greenway em 2012 por suas ilustrações para o livro “Um Monstro Chama” por Patrick Ness. Ele foi selecionado pessoalmente por J.K Rowling para criar todas as ilustrações de capa na saga de livros Harry Potter.



Marilda Castanha

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais.sempre esteve desenhando, em papéis ou no chão, nos móveis e até nas paredes. Fez Belas Artes na UFMG e quando comecei a ilustrar livros descobri que era o que gostava mesmo de fazer. Em 1992 fez seu primeiro livro sem texto, o Pula, Gato! Em 1997, participou de um seminário de ilustração em Bratislava, na República Eslovaca, e, quando voltou, escreveu e ilustrou um novo livro, Pindorama, Terra das Palmeiras, que ganhou prêmios no Brasil (o Jabuti de ilustração e o Prêmio de Melhor ilustração pela FNLIJ) e no exterior (o Prix Graphique Octogone e Prêmio Noma no Japão). Hoje, vive em Santa Luzia onde mora e trabalha.




Mariamma Fonseca

Mariamma Fonseca (Amma) nasceu em Eunápolis-BA e atualmente vive em Belo Horizonte-MG. É jornalista por formação e ilustradora por opção.
Idealizou o site Lady’s Comics (2010) sobre Mulheres e Quadrinhos e coordena uma gibiteca (2009) em sua cidade natal.
 Começou ilustrando poemas.O contato com os livros infantis fez nascer a vontade de trabalhar com ilustração de livros.É mãe da Iara e atualmente trabalha como ilustradora freelancer.


Kim MinJi

KIm Min Ji é uma Ilustradora Freelance desde 2003, e mora em Yangju na Coréia do Sul. Formada em design e trabalhando como coordenadora de cor e designer de personagens em várias áreas.



Satoe Tone

A Ilustradora satoe Tone nasceu em 1984 em Tsuruga (japão). Graduada em Design e ilustração na Universidade Kyoto Seika e começou trabalhando como designer em uma marca de roupas para crianças antes de se mudar para a Inglaterra para melhorar suas habilidades com língua estrangeira. em 2010 ela foi selecionada a mostrar seu trabalho na “Bologna Children's Book Fair”, e publicou seu primeiro livro com uma editora italiana, o qual foi republicado em 2012 com outro título. no mesmo ano se mudou para milão, e um ano depois venceu o “International Bologna Book Fair”. Em 2015 publicou outros dois títuos




Nenhum comentário: