terça-feira, outubro 01, 2019

DICA DE LEITURA


A nossa Dica de Leitura de hoje é o quadrinho “QUANDO MEU PAI SE ENCONTROU COM O ET FAZIA UM DIA QUENTE” escrito e ilustrado pelo maravilhoso Lourenço Mutarelli.

O autor, que trabalhou como cenarista na Mauricio de Sousa Produções, iniciou a carreira de artista independente se inspirando em quadrinistas de humor como Laerte e Angeli, porém com o tempo acabou descobrindo que aquilo não lhe servia e começou a escrever histórias mais pesadas e com temáticas mais sombrias. Acabou por se tornar uma das maiores referências de quadrinhos autorais no Brasil, por seu traço expressivo e "estranho" e por sua temática, muitas vezes surrealista e cheia de angústia, focando no "lado B" da vida.



Ele já ganhou vários Troféus HQ Mix e Prêmios Angelo Agostini no decorrer de sua carreira como quadrinista, e também se consolidou como autor de romances, além de trabalhos no cinema, teatro e web séries. 

“QUANDO MEU PAI SE ENCONTROU COM O ET FAZIA UM DIA QUENTE” traz uma história contada em um estilo nada convencional, bem típico do autor, mas que também inova ao se aproximar do livro ilustrado e por trazer texto e imagens que às vezes são desconexos.




Uma tragédia interrompe o casamento antediluviano de um aposentado da Companhia Telefônica, acostumado a passar o tempo colecionando fotos antigas e consertando máquinas de costura e de escrever. A morte da mulher, golpeada por uma pedra arremessada por um ônibus, abala de tal modo aquela vida metódica que o homem perde o prumo e passa a oscilar entre a depressão e a violência.




Para resgatá-lo do luto e da solidão, o irmão do viúvo o convida para uma pescaria. Mas o agradável passeio familiar aos poucos é tomado por uma série de acontecimentos estranhos e inusitados, que começa com o desaparecimento do próprio viúvo. Alguns dias depois, o homem é encontrado, e sua sanidade é posta à prova quando o relato do que fez durante aqueles dias passa a incluir personagens como um ET e os habitantes boêmios de um barco estacionado num riacho seco.

Você pode encontrar este e outros exemplares na biblioteca da Casa dos Quadrinho, venha nos fazer uma visita!

Sobre Mutarelli, recomendamos o vídeo abaixo:



Nenhum comentário: