terça-feira, outubro 15, 2019

Dica de Leitura: Respeito - Fefe Torquato

 Nossa dica de leitura hoje é o quadrinho “Tina - Respeito”,da talentosíssima ilustradora e quadrinista Fefe Torquato (@fefetorquato). Álbum este que é protagonizado pela personagem Tina dos quadrinhos da Turma da Mônica e que sai pela Graphic MSP.


Sinopse: “Jornalista recém-formada, Tina finalmente realiza o sonho de trabalhar em uma redação. Ela só não esperava que seu maior desafio fosse ser pessoal, e não profissional. Em Respeito, Fefê Torquato usa a clássica personagem de Mauricio de Sousa para expor um problema que mulheres enfrentam dia a dia, e precisa acabar: o assédio.” 

Fonte: https://bit.ly/31dahMU

Por tratar de um assunto atual, sério e até mesmo polêmico, quando teve sua capa divulgada o quadrinho recebeu uma série de “hates”, devido ao traço da artista e até a aparência da Tina não condizerem com uma expectativa sexista que havia sobre a personagem, que ironicamente é parte do que a HQ se trata, sobre respeito e assédio. Como bem é colocado pela Dani Marino do site Minas Nerds: “Os ataques variam entre comentários questionando a ausência de beleza das personagens, suas expressões (falta de expressão, expressão “carrancuda”, falta de sorriso), a ataques direcionados às mulheres envolvidas nas obras e que, muitas vezes, também resultam em ameaças de estupro, morte, insinuações de cunho sexual visando intimidar essas mulheres .”

Fonte:https://bit.ly/2oNypZc



A autora estará em Belo Horizonte no dia 25/10 (Sexta) para o  lançamento oficial desta HQ, com Sidney Gusman (@sidney_gusman), editor das graphics novels da MSP, que estará no dia 26/10 (Sábado)fazendo um Workshop na Casa dos Quadrinhos.


Você pode encontrar um exemplar de “Tina - Respeito” na biblioteca da Casa dos Quadrinhos, venha nos fazer uma visita!

Nenhum comentário: