Cursos Regulares


Desenho Artístico Completo
A nova estrutura do curso de Desenho Artístico é dividida em módulos, com o objetivo de proporcionar ao aluno maior aproveitamento das matérias.

Na primeira etapa o aluno estudará:

- Desenho de observação: formas básicas; proporção; Escala de tons; luz e sombra; profundidade e texturas.
- Perspectiva: história do desenvolvimento dos estudos da área; perspectiva com um ponto, dois pontos e três pontos; sombra projetada; reflexo; perspectiva forçada e atmosférica.

Na segunda etapa são oferecidas as matérias de:

- Anatomia: abordagem artística do desenho anatômico da figura humana, através de conceitos e técnicas relativos ao estudo de sua anatomia.
- Composição: espacial e teoria da cor utilizando-se de aulas expositivas e práticas.

Ao final do curso de Desenho Artístico, o aluno terá montado um portfólio e estará apto a dar continuidade aos seus estudos nas várias habilitações oferecidas pela Escola.

DURAÇÃO: 1 ano letivo
FAIXA ETÁRIA: A partir dos 13 anos
PRÉ-REQUISITO: Nenhum

NARRATIVA VISUAL (História em Quadrinhos E MANGÁ)
O curso de História em Quadrinhos é dividido em dois módulos básicos.
Tem por objetivo apresentar ao aluno todas as etapas da criação de uma HQ, assim como analisar os mercados de quadrinhos e outros, onde as habilidades ensinadas possam ser utilizadas.

O primeiro módulo, Narrativa Visual, é interessante não apenas para a área editorial, mas também para quem optar por áreas como desenho animado, 3D, jogos eletrônicos, ilustração, publicidade, cinema, teatro e televisão. Apresenta temas como criação e desenvolvimento de histórias, estruturação, introdução nos diversos estilos de desenho (cartum, mangá, super-heróis e realista), antropomorfismo, movimento e perspectiva. Duração de 1 semestre letivo.

O segundo módulo é inteiramente voltado para a linguagem das histórias em quadrinhos. O tema principal é a narrativa em quadrinhos, analisando os elementos que a compõe: composição de quadrinhos e de página (requadro, balonamento, onomatopéias, sequencialidade, noções de tempo), adaptação de texto e transposição de vídeo para quadrinhos, humor e tiras, arte final (luz, sombra, cor),  a história e o mercado de quadrinhos.

É realizada uma história em quadrinhos baseada em roteiro próprio, adaptações ou parcerias de criação e produção de um portfólio específico. Conta ainda com a visita de professores convidados. Duração de 1 semestre letivo.

Duração: 1 ano letivo
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Pré-Requisito: Desenho Artístico Completo ou Avaliação de Pasta

PINTURA E ILUSTRAÇÃO EDITORIAL E PUBLICITÁRIA DIGITAL

CONCEITO E FERRAMENTAS BÁSICAS
Preparação do aluno para o mercado da ilustração digital e tratamento de imagens gráficas para editoras e agências de propaganda. O aluno conhecerá as ferramentas básicas para tratamento de imagens, como: ajustes, pixel, bitmap, restauração de foto antiga, retoque americano, texto, filtros e plugins, scanner, colorização, uso de brushes, texturas e ambientação (humanização da cena).
Para o melhor aproveitamento e aplicação no mercado de trabalho este curso é interligado à ilustração manual.

ILUSTRAÇÃO TÉCNICA e pintura no software
Neste módulo o aluno estudará programas específcos para a ilustração digital, interação entre programas similares ao Adobe Photoshop e outros programas de ilustração.

ILUSTRAÇÃO VETORIAL
O aluno pode escolher em dar continuidade ao curso em um terceiro módulo, com foco em ilustração vetorial.

DURAÇÃO : 1 ano Letivo
FAIXA ETÁRIA: A partir dos 15
PRÉ-REQUISITO: Noções básicas de informática. Noções básicas de desenho
como: anatomia, perspectiva, luz e sombra.

PINTURA E ILUSTRAÇÃO EDITORIAL E PUBLICITÁRIA MANUAL

TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO E COR DE PERSONAGEM
O aluno estudará a história da pintura a partir de 1800, na sua formação prática, uso dos pincéis, cores e palheta, como localizar os grandes artistas no mapa da história e determinar o seu estilo próprio. Aulas de psicologia das cores e do uso correto das cores complementares. Estudo das tintas: aquarela, óleo, acrílica, guache e lápis, técnicas de aguada, puchada e chapada. Papéis adequados para cada técnica e trabalho. Estudo de rough, layout, ilustração e o uso correto de referência fotográfica. Nesse módulo o aluno estudará também a cor da figura humana (cor de personagem), tons de pele, tons de sombra e temperatura. Essa etapa do curso determina o estilo de pintura de cada aluno.
Objetivo principal: montagem de portfólio manual e digital para ingressar no mercado de trabalho.

AEROGRAFIA, CENÁRIO E AMBIENTAÇÃO
O aluno conhecerá a história da Aerografia, sua importância durante os anos 50, o uso correto dos materiais, instrumentos e equipamentos. Aulas práticas de degradê, volume, reflexo e criação de pin-ups no estilo Vargas e Sorayama.
Estudo da interação entre personagem e cenário (humanização), a atuação das cores da natureza (manhã, meio-dia, tarde e noite). Épocas do ano (primavera, verão, outono e inverno) e estudo da profundidade e planos. A adequação do seu estilo pessoal ao perfil do trabalho.

Duração: 1 ano letivo
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Pré-Requisito: Desenho Artístico


TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO

O curso Técnicas de Animação é uma introdução ao universo da animação, abrangendo as principais técnicas de produção do filme animado, com foco na performance de personagens. No decorrer do curso, serão apresentadas ferramentas manuais e digitais usadas para criação, montagem e finalização.

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO 2: MANIPULAÇÃO DE PERSONAGEM
O curso abrange a manipulação de personagens através de desenho animado, recorte, stopmotion e 3D digital. Ensina também sobreposição de imagens (chroma-key), movimentos de câmera, edição, aplicação de áudio em uma cena e finalização e mixagem de cena (render).

Duração: 1 ano letivo
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Pré-Requisito: Nenhum

ESCULTURA E MODELAGEM DE PERSONAGEM

CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM
Neste curso o aluno construirá a sua própria personagem e, através do estudo em várias posições, realizará a estrutura em arame e começará a modelar com massas específicas para cada etapa.
Uso correto dos materiais, instrumentos e equipamentos, preparo da forma para produção em escala.

FINALIZAÇÃO
Neste módulo o aluno montará a sua escultura utilizando materiais específicos como pincéis, areografia, tintas, etc. Com o auxílio do professor, o aluno finalizará suas peças e será direcionado para o mercado de trabalho. O aluno também produzirá outras peças específicas, sozinho ou em parceria, de acordo com a demanda da própria aula e seus objetivos pessoais na escultura e modelagem.

DURAÇÃO : 1 Ano e meio (3 módulos)
FAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos
PRÉ-REQUISITO: Nenhum

3D . COMPUTAÇÃO GRÁFICA TRIDIMENSIONAL

CONCEITO E FERRAMENTAS BÁSICAS
O curso apresenta uma visão geral de programas utilizados para modelar e editar objetos diversos e personagens em 3D. Trabalha a parte de criação e aplicação de materiais, texturas e cor, interface 3D, criação básica de efeitos, partículas e interação com outros programas e animação básica.

3D – Fundamental
Apresenta e ensina ao aluno todos os conceitos e ferramentas fundamentais que o 3D abrange como: a interface 3D, modelagem e edição de objetos (com introdução a modelagem de personagens), criação e aplicação de materiais e texturas, iluminação e render, ferramentas básicas de animação. Duração de 1 semestre letivo.

3D – Intermediário
Desenvolve e aprofunda os conhecimentos adquiridos no módulo Fundamental, avançando em novas técnicas e praticando as já conhecidas. São trabalhadas ferramentas e recursos como: sculpt mode (ferramenta para esculpir interativamente), modelagem de cenários, modelagem orgânica, topologia, texturização avançada (criação de tiles “perfeitos” e UV’s), shading avançado (material nodes), iluminação e render avançado. Duração de 1 semestre letivo.

3D – Avançado
Apresenta e desenvolve o aprendizado nas ferramentas de simulação de física (rígida, suave, líquidos). Aprofunda também nas técnicas para criação de partículas mais realistas ou estilizadas. São desenvolvidas também as técnicas e ferramentas de composição digital do Blender, abrangendo desde efeitos especiais à super estilização usando o Composite Nodes. Duração de 1 semestre letivo.

DURAÇÃO : 1 Ano e meio (dividido em 3 módulos)
FAIXA ETÁRIA: A partir dos 14 anos
 PRÉ-REQUISITO: Desenho e Computação
            


Nenhum comentário: