Curso Técnico de Artes Visuais


O Curso Técnico em Artes Visuais forma profissionais capacitados para desenvolver ações e produções ligadas às aplicações dos conhecimentos da área das artes visuais. A partir do desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da iniciativa e utilizando-se das novas tecnologias, possibilita o exercício de técnicas relativas às artes plásticas, às artes gráficas.

Objetivos
Formar profissionais de excelência e pesquisadores capacitados para desenvolver ações ligadas à produção visual, entre elas: artes plásticas, artes gráficas, novas tecnologias, galerias e ateliês, possibilitando assim, atuação em espaços de difusão cultural e empresas de áreas afins.

Os alunos deverão desenvolver habilidades para: .construir sólido conhecimento na área das artes visuais; .atuar como agente, ator-cultural em instituições privadas, públicas e/ou filantrópicas; .aprofundar conhecimentos acerca das teorias e metodologias que possibilitem perceber as implicações culturais, antropológicas, sociais,estéticas, éticas e econômicas; entender a natureza das artes plásticas, das artes gráficas e das novas tecnologias na área das artes visuais; .pesquisar, criar e integrar projetos artísticos e científicos, voltados ao desenvolvimento do potencial criativo, da reflexão e da cultura visual; .ser criativo, tendo em vista o desenvolvimento de produtos inovadores, entre outros.

Mercado de Trabalho
O profissional habilitado em Artes Visuais pode atuar: como artista pesquisador, comprometido com o social e o cultural; na elaboração e desenvolvimento de projetos e trabalhos em artes visuais; como profissional em estúdios de animação e ilustração; como desenhista de retrato falado e restaurador artístico; realizar trabalhos em artes gráficas; como storyboarder em produções de cinema e vídeo; na gestão de programas, projetos e instituições ligadas à cultura e artes; como ilustrador para o mercado editorial e publicitário; como ilustrador e animador para mídias digitais.
Ao concluir o curso, o aluno recebe um DIPLOMA DE TÉCNICO EM ARTES VISUAIS, que possui registro na Secretaria Estadual de Educação (518/2008 – nº 37.208), com validade em todo território nacional. A Escola de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos é uma das poucas instituições cadastradas no MEC.

Pré-Requisitos: formado ou cursando o ensino médio
Turma: _______ média 15 alunos
Início das aulas: fevereiro
Aulas diárias:__ 2ª a 6ª feira.

Carga Horária:_20 horas semanais

Duração: 2 anos
Faixa Etária: a partir de 14 anos
Pré-Requisitos: estar cursando ou ter concluído o ensino médio 

Durante dos quatro semestres são ministrados conteúdos de:
- Desenho de observação
- Perspectiva
- História da Arte (séculos XIX e XX)
- Composição e teoria cromática
- Anatomia da figura humana
- Ateliê I
- Roteiro e criação de personagem
- Técnicas e materiais de desenho
- Digitalização, tratamento e saídas de imagens
- Desenho de Figura Humana II
- Composição de Página e Elementos de Narrativa Visual
- Ateliê II
- Ilustração digital
- História em quadrinhos
- Mercado de trabalho
- Editoração eletrônica
- História e fundamentos da animação
- Ateliê III
– Ilustração editorial e publicitária
– Narrativa Visual
– Ilustração digital avançada
– Animação
– 3D Computação Gráfica