Está à disposição na Biblioteca da Casa o livro "Arte Abstrata e Arte Figurativa" da coleção Biblioteca Salvat de Grandes Temas. O livro trata, em linguagem simples e de fácil leitura, da transição da arte figurativa para a abstração nos primeiros anos do século XX.
Embora não se aprofunde muito nas questões conceituais que desencadearam o processo de abstração na arte moderna, o texto de Francis Vinces traça um panorama da arte do final do século XIX até meados do séc. XX enfatizando os fatores que deram origem ao abstracionismo.
O texto também faz uma relação entre os principais movimentos da arte moderna e suas características abstratas ou figurativas, além de apresentar uma entrevista com Antoni Tàpies, um dos principais artistas do expressionismo abstrato.
O livro é uma ótima introdução aos conceitos da arte abstrata. Eu recomendo sua leitura, principalmente para aqueles que não gostam de arte abstrata. Não pretendo que a leitura faça qualquer um "gostar" de abstração, mas, compreendendo as motivações dos artistas que enveredaram por esse caminho, a apreciação destas obras ganha uma nova dimensão.
VINCES, Francis. Arte Abstrata e Arte Figurativa. Rio de Janeiro: Salvat, 1979. 144 p. (Biblioteca Salvat de grandes temas)
Resenha de Eduardo Bernardes
Nenhum comentário:
Postar um comentário