De 1º a 24 de junho, o professor e coordenador pedagógico Jean Paulo Oliveira Lopes apresenta na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães (Praça da Liberdade, 21, no bairro Funcionários) a exposição “Amanara”, que, em tupi-guarani, significa dia chuvoso. Por meio de pinturas em aquarela, a mostra passeia por cenários de uma grande metrópole em dias de chuva e leva um título que traduz com precisão o tema escolhido. A abertura acontece no dia 31 de maio, às 19h30, no mesmo espaço. A entrada é gratuita.
“Desta vez, a nossa proposta é a chuva, água, solvente da tinta, vida, que às vezes traz destruição”, explica o artista. Segundo ele, a aquarela é uma técnica desafiante, por não permitir retoques e possuir um limite para a exploração do número de camadas de tintas, o que torna mais difícil a seleção do assunto. Mesmo assim, ele ousou e promete encantar o público com um trabalho que reúne imagens recorrentes em dias chuvosos, como um balé de pingos em favor do vento, guarda-chuvas coloridos, a grama mais verde e os reflexos dos prédios na lâmina d’água contra o negro do asfalto, em consonância com a cortina cinzenta de nuvens no horizonte.
Amanara (aquarela s/papel) |
A mostra é uma continuidade da arte que Jean Paulo vem desenvolvendo há dez anos: o domínio da aquarela partindo de paisagens urbanas de Belo Horizonte, paisagens rurais da Estrada Real e cenas noturnas da cidade. “Um crescente de complexidade para as limitações da técnica”, define.
Para o crítico de arte, Carlos Perktold, Jean Paulo reafirma o mestre que é no domínio do desenho e das aquarelas, optando com propriedade pelo título “Amanara”, que condiz com seu conteúdo: água e chuva em tupi-guarani. “Se o título nos remete ao interior do país, com povos barbaramente massacrados para que houvesse o país que somos, suas aquarelas nos trazem à amanara de Belo Horizonte e seus conhecidos locais, com o encanto da transparência nas cores, nas figuras humanas e nas paisagens citadinas ou rurais, algumas demonstrando ameaçadores temporais de clareza solar sobre o suporte”, analisa. O resultado final, segundo Perktold, “é sempre de beleza e encantamento”.
A exposição “Amanara” poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.
EM RESUMO:
Exposição: “Amanara"
Artista: Jean Paulo Oliveira Lopes
Abertura: 31 de maio de 2011, às 19h
Visitação: de 1º a 24 de junho de 2011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h)
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães (Praça da Liberdade, 21, bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG).
Contato: jp7lopes@gmail.com
Acesse: http://jeanpaulolopes.blogspot.com/
http://jeanpaulo.carbonmade.com/
http://urandiba.deviantart.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário