sábado, março 10, 2012

Morre o mestre Moebius

Jean Giraud, o Moebius, quadrinista cujo traço futurista teve vasta influência sobre a cultura pop, morreu neste sábado em Paris, aos 73 anos, conforme anunciado por sua mulher.
Apaixonado por filmes de faroeste, ele – ainda com o nome de Giraud – produziu 28 HQs do Tenente Blueberry, em parceria com o roteirista Jean-Michel Charlier. Na segunda metade de sua carreira, trabalhou em inúmeros projetos de ficção científica e adotou o pseudônimo de Moebius, em referência à fita de Möbius, que simboliza o infinito.
Jean Giraud criou a  HQ sobre o tenente Blueberry. (Foto: Franck Fife/AFP)
 Dessa fase, uma de suas parcerias marcantes foi com o roteirista chileno Alejandro Jodorowsky, na série O Incal e na aventura Os Olhos do Gato. Fez HQs solo também, como Arzach, O Homem É Bom? e Major Fatal – também conhecido como A Garagem Hermética (que inspirou o bar homônimo de Porto Alegre).
Trabalhou no conceito gráfico do filme Alien (1979) e influenciou o visual de Blade Runner (1982), ambos de Ridley Scott. Também desenhou super-heróis americanos, como o Surfista Prateado e Batman. Condecorado com a Ordem de Cavaleiro das Artes e das Letras por François Mitterrand em 1985, foi astro de uma grande retrospectiva em 2010 pela Fundação Cartier.
A Casa dos Quadrinhos lamenta sua partida e agradece pela grande contribuição que deu ao mundo das histórias em quadrinhos. Descanse em paz, mestre!

Nenhum comentário: