terça-feira, junho 16, 2020

NEUROMANCER - DICA DE LEITURA



Nossa dica de leitura de hoje foi feita especialmente pelo nosso convidado Newton Rocha (Newton Nitro), que estará participando com o Professor Erick Azevedo na nossa live do dia 17/06/20 (quarta-feira) que será uma conversa sobre universo cyber punk, e ele nos recomendou o clássico de ficção científica “Neuromancer” de William Gibson.

“Considerada a obra precursora do movimento cyberpunk e um clássico da ficção científica moderna, Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Agora, ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, cometendo pequenos crimes para sobreviver, e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre o mundo e a percepção da realidade. Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o romance de estreia de William Gibson. Esta obra distópica, publicada em 1984, antevê, de modo muito preciso, vários aspectos fundamentais da sociedade atual e de sua relação com a tecnologia.Foi o primeiro livro a ganhar a chamada “tríplice coroa da ficção científica”: os prestigiados prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick. ”

Fonte: https://www.publishnews.com.br/materias/2016/09/28/uma-viagem-pelo-ciberespaco

Newton Rocha, que recomendou este livro, defendeu sua tese de mestrado em que tinha como tema “O Mito de Prometheus em Neuromancer” em 2008 no curso de pós-graduação de Literaturas de Língua Inglesa, que está disponível no seu blog:

Nenhum comentário: