sábado, setembro 06, 2008

Nós;a Casa: mesa redonda

Noite de sexta-feira. Todo mundo querendo descansar, mas os intrépidos artistas da Casa dos Quadrinhos se reuniram para discutir o processo de criação das obras que integram a exposição Nós;a Casa.

Foram discutidos vários temas que perpassam o processo de criação. O primeiro foi a questão do cumprimento de prazos. Parece ser unanimidade que todos passam por esse problema, por motivos diferentes, mas é uma questão problemática na vida do artista. Solução: melhorar a etapa do planejamento da obra.

Conversaram também sobre as questões que envolvem os processos e técnicas na criação de uma obra. Danilo Dias afirma que "O que a gente não sabe não vemos no nosso desenho". Para Damasceno a "dificuldade para realizar o trabalho proposto foi se adequar à técnica escolhida", já que ele tem trabalhado mais com arte digital. Enveredaram pelos meandros da arte digital em contraposição à arte tradicional. E foi uma profusão de pensamentos!!! Uma idéia muito interessante que levantaram é que "o digital não tem que copiar o tradicional, mas se somar à arte tradicional", no que todos concordaram.

Ainda sobre isso Cristiano Seixas acredita que "o processo tradicional é mais rico que o digital" e Daniel Lima complementou "você não degusta o computador". Na verdade, parece que alguns artistas ainda são analógicos, mas não desprezam a contribuição do computador como ferramenta de trabalho.

Passaram também a discutir um pouco de conceitos da Arte. O que é arte? Bernardes disse que “a arte não tem objetivo” e isso rendeu um bom papo. Cristiano afirmou que “o coreldraw acabou com as artes aplicadas nos anos 90” - uma clara referência ao trabalho “artístico” de micreiros. E muitas outras idéias interessantes foram discutidas.

O que ficou mais marcante para mim é a preocupação do corpo docente e artistas convidados em criar um momento de reflexão sobre o processo artístico e seu resultado. PARE E VEJA!

Não deixe de visitar a exposição Nós;a Casa no espaço cultural da Casa dos Quadrinhos.

Cotrim, Damasceno, Lucas e Bernardes


Cristiano, Danilo e Daniel


Danilo, Daniel, Estandelau, Cotrim e Damasceno.

Cleide A. Fernandes - Bibliotecária

Nenhum comentário: