O próprio site da M.I.C.C. já nos dá uma lição de vida, se formos analisar do ponto de vista filosófico. Dotado de um visual discreto e despretensioso - típico da conduta japonesa especialmente com imigrantes - o site da M.I.C.C. por si só está longe de ser um atrativo para os olhos. Se não fosse pelo logotipo obviamente voltado para o âmbito dos quadrinhos, qualquer um que não conhece a Weekly Morning e se deparasse com o site não ia sequer clicar nos links para descobrir que, o grande chamativo "The 4th" (ou "O Quarto") se refere a quarta edição de uma das maiores competições internacionais de mangá.
As regras para essa competição são simples e extremamente flexíveis. Basicamente as únicas bases sólidas são o número mínimo e máximo de páginas e o conteúdo dos projetos. Partindo do pressuposto que japonês entende "quadrinho" por mangá, qualquer pessoa pode enviar uma história de 12 a 50 páginas, com qualquer temática (que mantenha os padrões morais básicos), feito em qualquer técnica.
Esse senso de flexibilidade é acentuado ainda mais quando vemos os trabalhos vencedores das últimas três edições da competição e os depoimentos dos respectivos autores sobre a vitória. Subitamente percebemos que tudo aquilo é feito por seres humanos como nós que podem ter a mesma idade, com bagagem cultural similares. Não vemos os criadores como deuses e, assim, percebemos que também podemos chegar até onde eles chegaram.
Sandra Monte, Jornalista, dona do blog Papo de Budega, trás esse assunto a tona quando comenta sobre a segunda edição da competição. "Foram 31 quadrinhos selecionados, três das Américas (EUA, Méxiso e Canadá). Então, muita gente criticou dizendo que o Brasil não teria gente capacitada para competir ... Daí eu pergunto: você autor/desenhista, mandou seu trabalho? O Brasil tem gente sim, basta ter coragem para enviar, pessoal!!!", diz Sandra.
Ao mesmo tempo que a Casa dos Quadrinhos convida a todos pelo Blog a participar da Competição em si (que aceitará trabalhos até o dia 31 de Dezembro desse ano), nós assinamos em baixo do que Sandra Monte diz. Basta ousar! O mural da Casa é um bom começo!
Para mais informações sobre a Competição, bem como visualização dos ganhadores das edições anteriores, visite o site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário