sexta-feira, abril 24, 2009

Teoria da Cor Simplificada!

Vagando pelos confins da internet, procurando tutoriais de Photoshop e Illustrator, as pessoas encontram as coisas mais fantásticas (e as mais imbecis).

O Kuler é uma delas. A Adobe - ou melhor os Laboratórios Adobe (leia-se lugar onde se fazem experiências) - lançou uma ferramenta poderosa para quem estuda e trabalha com comunicação visual de qualquer tipo.

O Kuler é, em poucas palavras, um seletor de cores. Falando assim nem parece tanta coisa, mas uma vez que você começa a brincar com a ferramenta, a miríade de combinações de cores diferentes que você consegue é praticamente infinita.

Em termos práticos, o que você faz é criar uma paleta de cinco cores. O Kuler coloca à sua disposição várias regras das teorias de combinação de cores (como cores análogas, complementares, tríade) em um círculo cromático. À medida que você seleciona sua 'cor-base', as outras cores são alteradas para seguir a regra que você selecionou. Basicamente, o Kuler é capaz de tirar aquela dúvida típica de "será que essa cor combina com aquela?"


Assim que você está satisfeito com a paleta que criou, é só salvar e dar um nome. Assim você pode exportar a paleta como um swatch para Photoshop, Illustrator, InDesign, After Effects, e o resto da coleção da Adobe.

Além de tudo mais, o Kuler permite que você extraia as principais cores de uma imagem já existente, baseado em critérios como o 'humor' das cores (cores mais escuras, mais alegres, mais frias). Lembra aquela foto que você viu aquele dia e ficou impressionado com as cores? Jogue no Kuler, extraia as cinco cores principais e crie seu swatch. Jogue no Photoshop (ou selecione tintas similares, se seu trabalho nao for digital) e crie uma imagem completamente diferente da foto, mas que cause uma impressão similar à que você teve.



Como eu disse, parece simples, mas os resultados são infindáveis e ipressionantes!

Qualquer um pode brincar com o Kuler, mas para salvar as paletas e usar algumas outras proezas do programa, é necessário que se crie uma conta na Adobe. Felizmente, isso é grátis e pode ser feito aqui.

Aviso: Se você não liga muito para as cores, Kuler provavelmente abrirá seus olhos para elas. Se você gosta de cores, Kuler é simplesmente viciante!

Nenhum comentário: