segunda-feira, junho 08, 2009

Semana de Artes Digitais

Semana Internacional de Artes Digitais chega a Belo Horizonte

Belo Horizonte é a primeira cidade do mundo a receber uma edição da Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas - Siana 2009. Parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, o evento criado em 2005 pelo instituto Télécom & Manage­ment SudParis chega ao país numa realização conjunta da Cia. Luna Lunera e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com patrocínio da Oi e da Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A programação inclui espetáculos, exposições, oficinas e conferências, com participação de artistas e pesquisadores brasileiros e franceses. Todas as atividades serão gratuitas e acontecem em BH entre os dias 30 de junho e 15 de julho.

Até o dia 14 de junho estão abertas as inscrições para a mostra de trabalhos científicos e reflexões artísticas relacionadas ao tema desta edição: “O Imaginário das Tecnologias Digitais”. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail siana2009.mostra@ufmg.br com título, nome do autor e um resumo descritivo de até 30 linhas. Mais informações pelo site www.sianabrasil.com.br ou pelo telefone (31) 3409-5078, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Em sua terceira edição, a Siana 2009 foi iniciada em maio, na cidade de Evry, na França, e será encerrada na China em outubro. O objetivo é exibir e promover a reflexão acerca das tecnologias digitais, seus usos e novas formas de arte, explorando a poten­ci­a­lidade do encontro entre a arte e as tecno­logias de informação e comunicação através de dois eixos complementares: artístico e científico. O evento, cuja sigla mantém o termo original francês “artes numéricas”, tem como público-alvo pesquisadores, estudantes, artistas, empresas espe­cia­lizadas nesse ramo tecno­lógico e interessados pelo tema.


FICHA TÉCNICA:

Realização: Cia. Luna Lunera

Correalização: Departamento de Comunicação Social – UFMG

Coordenação Geral: Isabela Paes e Laísa Bragança

Coordenação de Produção: Ana Luisa Freire e Fernanda Gomes

Direção do Comitê Científico: Carlos Mendonça

Direção do Comitê Artístico : Rodrigo Minelli

PATROCINIO: Oi e Usiminas

PARCERIA: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Instituto Inhotim, Fundação Clóvis Salgado, Secreataria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Governo do Estado de Minas Gerais, Théatre de L’Agora, Télécom & Management SudParis e Prefeitura de Evry.

APOIO: Culturesfrance e Instituto Oi Futuro.

Nenhum comentário: