terça-feira, junho 30, 2009

SIANA

Pra quem gosta de Arte e computador (ou o produto, Ilustração Digital), vale observar que hoje começa a SIANA - Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas. A bienal - que mistura arte e ciência - estará aberta para visitação até o dia 12 de julho com entrada franca, no Palácio das Artes.

O Guia Entrada Franca traz maiores informações:

Arte + Ciência = Arte Digital

Particles - Laurent Pernot

Particles - Laurent PernotA convergência cada vez maior e mais rápida dos suportes e meios de comunicação, graças às novas tecnologias, tem levado as artes a percorrerem um caminho que ainda não podemos vislumbrar, apenas perceber algumas de suas possibilidades. E assim várias são as discussões que surgem, entre elas, a arte digital e seu lugar dentro das artes plásticas e, cada vez mais, a convergência de arte e ciência através da tecnologia. Todas essas discussões estarão em pauta na SIANA - Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas, que acontece entre 30 de junho e 12 de julho, uma bienal na qual a arte, a ciência e o grande público se encontram e confrontam suas idéias em torno das tecnologias digitais e as formas de arte emergentes.

A arte digital ou arte de computador, como o próprio nome deixa claro, não existe sem a utilização de tecnologia, pois uma de suas principais características é ser produzida em ambiente gráfico computacional, através de processos digitais e virtuais, incluindo experiências com net arte, web arte e vídeo-arte. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros, e os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional, o que a tecnologia permitir. Já é vasta a gama de artistas que utilizam estas técnicas e isso é provado pelas diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart e CGsociety.

Em se tratando do modus operandi da arte digital, a tecnologia, esbarramos na fronteira da ciência, e um dos temas da SIANA 2009, porque a relação entre arte e ciência nunca esteve tão próxima, de forma que, atualmente, é impossível dissociar uma da outra. No entanto, essa intercessão é bastante antiga e remonta à pré-história ou ao Renascimento e vai desde a criação de instrumentos para rabiscar a parede até a utilização da câmara escura para a pintura, o que mais tarde daria origem à fotografia.

Já o nascimento da arte digital ocorreu na exposição londrina Cybernetic serendipity, organizada por Max Bense e Jasia Reichardt em 1968, quando se expõe pela primeira vez obras criadas com a ajuda do computador. Mais tarde, nos anos 80, ela aparece através da imagem animada e de terceira dimensão (3D) no cinema. Já nos anos 90 surge aquela que seria a grande novidade da arte digital, a interatividade, através dela o espectador tem a oportunidade de interferir diretamente sob o resultado da obra, o que faz de suas ações parte indissociável do conjunto artístico.

Henrique Roscoe

Siana 2009

Falando em exposição, Belo Horizonte é a primeira cidade do mundo a receber uma edição local da Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas (SIANA 2009). Em sua terceira edição, a SIANA 2009 foi iniciada em março em Evry, na França, acontece em terras tupiniquins dentro da programação oficial do Ano da França no Brasil e será encerrada na China em outubro.

O objetivo é exibir e promover a reflexão acerca das tecnologias digitais, seus usos e novas formas de arte, explorando a potencialidade do encontro entre a arte e as tecnologias de informação e comunicação através de dois eixos complementares: artístico e científico. A programação inclui espetáculos, exposições, oficinas e conferências, com participação de artistas e pesquisadores brasileiros e franceses. Todas as atividades serão gratuitas.

Nenhum comentário: