Do jornal O Tempo - por Daniel Toledo
Já faz algum tempo que a arte urbana tem encontrado no mundo virtual uma excelente possibilidade de circular, ainda que como imagens, entre públicos espalhados pelo mundo inteiro.
Nas últimas semanas, entretanto, os artistas que escolhem a rua como local de trabalho ganharam um novo espaço de divulgação e circulação. Trata-se do Street Art View, site criado pela agência de publicidade Loducca, de São Paulo.
Se, há pouco mais de um mês, quando o site foi publicado na rede, havia apenas 50 obras em seu "acervo", o que se vê, atualmente, são quase 4.000 trabalhos cadastrados em todos os cinco continentes. Ao contrário do que se poderia pensar, o crescimento vertiginoso do número de trabalhos não resulta de investimentos diretos dos criadores do site, mas da colaboração espontânea de inúmeros criadores e apreciadores da arte urbana.
"Os visitantes do site são os curadores. Nós não queremos interferir na seleção das obras e, nesse sentido, criamos uma moderação somente para garantir que os pontos cadastrados tragam, realmente, trabalhos artísticos", explica Guga Ketzer, sócio e diretor de criação da Loducca. "Esse processo de moderação, que é humano, acaba provocando uma pequena fila, mas, de um modo geral, os trabalhos aparecem no site um dia após o cadastro", completa, afirmando que, entre as centenas de cadastros diários, cerca de 90% são aprovados.
Questões relacionadas a autoria e anonimato, muitas vezes caras a boa parte dos artistas urbanos, são encaradas com naturalidade pelos gestores do site, que permitem, por exemplo, que um trabalho seja cadastrado sem a divulgação do nome do autor. "Em alguns casos, é possível identificar a autoria dos trabalhos, em outros, não. De qualquer forma, o Street Art View funciona como a Wikipédia, e, a qualquer momento, é possível acrescentar informações, fazer novos ajustes e atualizações", afirma Ketzer.
"Apesar de muitas vezes ser questionada, a arte de rua está ligada a comportamentos e atitudes que devem ser considerados e conhecidos", afirma Ketzer. Para ele, a diversidade dos trabalhos é enorme, e o mais interessante na ferramenta é justamente a possibilidade de as pessoas conhecerem a arte de rua feita em qualquer lugar do mundo. "Que possam saber o que está sendo feito em Londres, em Paris, em Nova York, por exemplo. É realmente impressionante o número de obras de arte que, em pouco tempo, podem estar no site", acredita ele, que confessa se interessar mais por trabalhos pouco vistos do que pela obra de renomados artistas urbanos como Banksy, Keith Haring e Os Gêmeos.
Outro importante avanço do Street Art View em relação às ferramentas que o precederam refere-se à possibilidade de compreender cada trabalho de arte urbana em sua relação com o entorno e a realidade social que lhe abriga. Tendo como base o Google Street View, a ferramenta desenvolvida pela Loducca permite que o usuário explore os 360 graus de cada imagem.
E ainda que a street art, geralmente associada a linguagens como o grafite, o estêncil e os stickers, seja o carro-chefe do projeto, Ketzer esclarece que qualquer ação artística realizada ou instalada em espaços urbanos pode ser cadastrada no site. "Se alguém adicionar uma escultura, um objeto ou outro tipo de intervenção urbana, eles serão aceitos. Escolhemos o nome Street Art View por causa do Google Street View, mas estamos abertos a trabalhos artísticos que estejam na rua. Quanto mais aberto, melhor", afirma, para em seguida convidar os próprios artistas urbanos a cadastrarem suas obras no site.
E, mesmo considerando que o projeto ainda esteja dando seus primeiros passos, Ketzer e sua equipe já investigam outras possibilidades de atribuir novos usos à ferramenta. "Nesse momento, estamos nos dedicando a potencializar a experiência proporcionada pelo site. Pensamos, por exemplo, em criar guias de viagem que incluam obras de arte ao ar livre", revela, destacando a arte urbana como um bom meio de conhecer outras culturas.
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