segunda-feira, maio 02, 2011

Jill Thompson no FIQ 2011

por Sidney Gusman
A norte-americana Jill Thompson confirmou presença na sétima edição do FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que acontecerá de 9 a 13 de novembro.
Ela se junta ao roteirista argentino Carlos Trillo (FùluAlvar MayorO menino Vampiro etc.) e ao francês Cyril Pedrosa (Três sombras) no time dos autores estrangeiros já confirmados no evento.
O elenco nacional também já está cheio de bons nomes: Ivan Reis, Joe Prado, Cris Peter, Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco, Renato Guedes, João Montanaro e Rafael Coutinho, Adriana Melo, Jean Galvão e Laerte, por enquanto.
"Eu espero conhecer fãs maravilhosos e a experiência e a cultura da cidade, além de apresentar às pessoas o meu trabalho e o meu jeito de contar histórias. E rir e sorrir, porque essa é a linguagem universal", disse Jill Thompson, por e-mail, ao Universo HQ.
Nos anos 80, a autora estudou na American Academy of Art, na qual iniciou sua trajetória profissional no mundo dos comics. Vencedora de diversos prêmios, inclusive do Eisner, trabalhou para a DC em séries como Mulher-MaravilhaMonstro do Pântano e Orquídea Negra, além de desenhar vários números de Sandman, de Neil Gaiman, e de Os Invisíveis, de Grant Morrison, assim como a minissérie Finals.
Sua carreira deu uma grande guinada com a criação de Scary Godmather, em 1997, devido ao seu estilo de desenho próprio combinado a uma atraente mistura de aquarelas em um mundo de personagens bastante singulares.
No Brasil, foram lançados alguns de seus trabalhos solo, como Morte - A festaThe dead boy detectives e Os pequenos perpétuos, todos ligados ao universo ficcional de Sandman.
Jill Thompson é casada com o roteirista Brian Azzarello, da série 100 Balas. Por isso, a partir de agora, a torcida é para que os dois venham juntos ao FIQ.

Um comentário:

Allan Jefferson disse...

massa demais!