sexta-feira, agosto 10, 2012

Abertas as inscrições para o concurso do cartaz comemorativo dos 40 anos do Salão de Humor



Artistas têm até o dia 31 de outubro para enviar trabalhos que reflitam com criatividade a importância histórica do evento

Uma das novidades da 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o concurso para o cartaz comemorativo dos 40 anos do evento recebe inscrições até 31 de outubro. Contemplado na lei municipal nº 7.295/2012, o concurso oferece ao vencedor prêmio aquisitivo de R$ 4.000. A inscrição é gratuita e o regulamento está disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Grandes nomes do humor já assinaram cartazes para o Salão, como Glauco, Ziraldo, Zélio, Millôr Fernandes, Angeli, Chico e Paulo Caruso, Laerte, Jal e Gual, Alcy, Sabat, Elifas Andreatto, Rodrigo Rosa entre outros. “Os cartazes se tornam marcos para o Salão na medida em que refletem, por vezes, momentos históricos e fazem
críticas contundentes à realidade brasileira, sem abrir de mão do humor”, comenta a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, explica que os cartazes devem remeter, com criatividade, à importância histórica do Salão. “Além de comemorar uma data importante, o concurso pretende levantar a discussão sobre a função social do evento”, comenta Grosso, que assinou os cartazes em 1993 e em 2007.

As inscrições podem ser feitas por profissionais e amadores, individualmente ou em equipe. Os cartazes, no máximo dois por autor, devem ser apresentados nos formatos digital e impresso. Para se inscrever, o autor deve preencher a ficha de inscrição disponível no site oficial e postá-la junto com o cartaz impresso ou entregá-los pessoalmente no CEDHU.

Clareza de comunicação, impacto visual, qualidade estética, originalidade e viabilidade técnica são critérios a serem avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco profissionais de design gráfico, cartunistas e outros nomes que serão indicados pela Secretaria da Ação Cultural.

SALÃOZINHO – Em 2012, o Salão de Humor abre espaço também para os talentos jovens, por meio da realização do Salãozinho de Humor, que completa 10 anos. As inscrições – para o público de 7 a 10 anos e 11 a 14 anos – serão recebidas até 10 de agosto, com ficha de inscrição também no site oficial. São aceitos até dois trabalhos nas categorias humor, charge, caricatura, cartum ou tiras/história em quadrinhos.

O tema é livre e o formato deve ser o A4 (210 x 297 milímetros). É essencial que os desenhos sejam elaborados apenas pelo estudante, sem a ajuda de familiares, professores ou amigos. Os três primeiros colocados em cada uma delas recebem troféu. O Salãozinho vai conceder ainda duas menções honrosas.

A exposição das obras selecionadas será aberta no dia 25 de agosto,mesma data de abertura do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e permanece em cartaz até 14 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba.

39ª edição – Considerado um dos maiores do gênero no mundo, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu trabalhos de 845 artistas de 64 países. Esta será a maior mostra da história do evento, com 436 obras, selecionadas entre as 3.442 inscritas. Serão expostas 89 caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs, 85 sobre intolerância e oito peças tridimensionais. Este ano a premiação total
é de R$ 47 mil.

A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU. 


SERVIÇO – Inscrições para o Concurso do Cartaz Comemorativo dos 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 31 de outubro de 2012. Inscrições para o 10º Salãozinho de Humor, até 10 de agosto.

Endereços para envio: contato@@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br e
avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP,
CEP 13405-123. Informações: (19) 3403-2615 ou
www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Nenhum comentário: