quinta-feira, agosto 23, 2012

Evento Acadêmico de Quadrinhos na USP


  • Congresso de quadrinhos será realizado entre 20 e 23 de agosto de 2013
  • Encontro internacional irá ocorrer na Escola de Comunicações e Artes da USP

2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

A organização das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos definiu a data da segunda edição do congresso. O encontro será realizado entre 20 e 23 de agosto de 2013.

O endereço será o mesmo da edição passada, as salas e o auditório da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Houve, no entanto, algumas mudanças em relação ao primeiro evento, realizado em 2011. Desta vez, haverá uma tarde a mais para exposição dos trabalhos.

Outra alteração será no processo de inscrição, antes feito por e-mail. Quem for participar irá informar todos os dados e enviar os resumos e os textos por meio de um site.
                                                           ***
A página virtual está em processo de construção. A programação é que esteja no ar até o final de setembro, quando será veiculada a primeira chamada para os trabalhos.

Os inscritos no congresso poderão participar de duas formas. Uma é com a apresentação de uma comunicação individual, nome dado às exposições de temas acadêmicos.

A outra forma é como ouvinte, sem que haja a obrigatoriedade de expor de alguma pesquisa. Nesse caso, a pessoa apenas assiste aos debates e às palestras.
Em ambos os casos, há a necessidade de inscrição por meio do site e de pagamento da taxa de inscrição. Os valores ainda serão divulgados.
                                                            ***
A primeira edição do congresso surgiu com a ideia de agregar num único congresso pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos realizadas em diferentes partes do país e do exterior. Até então, iniciativas como essa, e desse porte, não haviam sido feitas no Brasil.

O número trabalhos inscritos em 2011 superou as expectativas mais otimistas da comissão organizadora. Foram cerca de 350 resumos. Isso motivou a tarde extra desta nova edição.
O congresso é vinculado ao Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP e conta com uma comissão científica, formada por doutores de diferentes instituições universitárias.
Participo da organização, ao lado dos professores Waldomiro Vergueiro (USP) e Nobu Chinen (Faculdades Oswaldo Cruz/USP).

Fonte: Blog dos Quadrinhos (http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/)

Nenhum comentário: