terça-feira, setembro 04, 2012

Revista Graffiti 76% lança última edição nesta quinta-feira

A revista Graffiti, da qual nossos professores Erick Azevedo e Daniel Monteiro foram colaboradores, e que fez história no universo de HQs de Minas, chega ao fim.



FOTO: DIVULGAÇÃO
Capa da última edição da Grafitti 76% Quadrinhos, que será lançada nesta quinta-feira
A revista Graffiti acabou, ou melhor, vai acabar com o lançamento de seu último número, nesta quinta-feira (6), no CCCP, em Belo Horizonte.  A edição 23 encerra uma história de 17 anos de vida, 300 HQs de mais de 100 autores, sete prêmios HQ Mix, 1.868 páginas impressas e uma tiragem de 36.730 revistas, sem contar os cinco álbuns da coleção 100% Quadrinhos.

A revista publicou quadrinhos experimentais e dialogou com outras linguagens nessa trajetória. Estimulou a cena nacional de HQ e marcou o cenário cultural de Belo Horizonte durante uma geração. Seus fundadores orgulham-se de ter revelado muitos artistas, como Marcelo Lelis, Luciano Irrthum, Guga Schultze, Daniel Caballero, Bruno Azevedo e Odyr, alem de ter redescoberto outros, como os mineiros Gilberto Abreu e Mozart Couto. Além de brasileiros, artistas da Argentina, Cuba, Bolívia, Inglaterra, Sérvia, Portugal ou Itália também passaram pela revista.
Graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a revista sobreviveu tanto tempo assim. Luciano Irrthum, um dos quadrinistas da família Graffiti, uma vez lançou uma revista própria com o número 3 estampado. “Isso porque nenhuma revista de quadrinhos passa do número 3. Sendo assim, já começo com a 3”, dizia, lá no final dos anos 1990.

A edição derradeira tem 98 páginas de 13 quadrinistas, maioria deles já colaboradores de longa data da revista. O nome Grafitti talvez batize, no futuro, outros formatos de manifestação artística, mas não mais será 76% Quadrinhos.

Serviço
Lançamento edicão 23 Graffiti 76% Quadrinhos
Dia 6 de setembro de 2012, 21h
No CCCP, rua Levindo Lopes, 358, Savassi
R$ 15

Nenhum comentário: