segunda-feira, junho 03, 2019

TOKYO CALEIDOSCÓPIO - O METRÔ


Exposição - TOKYO CALEIDOSCÓPIO.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por Erick Azevedo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PARTE 4 - O METRÔ
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Justamente por ser um local movimentadíssimo, ele é um ponto preferencial para a publicidade que lota corredores e vagões com cartazes e telas. Mais trabalho para os artistas visuais. E as propagandas continuam dentro dos vagões, nos mais variados estilos e técnicas. É um equívoco pensar que só por serem japonesas as propagandas serão todas com desenhos no estilo mangá – que, diga-se de passagem, já é bem mais variado do que o leigo supõe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Eles anunciam inclusive usando decalques nas portas, e até nos avisos sobre cuidados nos vagões tem bichinhos fofos.


⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, sem dúvida, as propagandas mais interessantes são os vídeos. Nas inúmeras telinhas presentes dentro dos vagões alternam-se as mais variadas técnicas: 3D, animação simples, com maquetes, dobraduras, com atores ou tudo misturado. Tem até a previsão do tempo. E quem faz tudo isto?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Artistas gráficos, claro.



Não tive acesso a TV a cabo, mas na TV aberta – que é tão "boa" quanto a brasileira, senão pior – não vi nenhuma dessas propagandas. Entretanto, na miríade de propagandas que vi, dentro e fora do metrô, existe uma ausência: o apelo erótico. Esta foi a única propaganda que encontrei com este tipo de abordagem.



⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por fim, um conselho prático acerca do metrô: Existem cartões como os usados em ônibus no Brasil; eles são práticos e podem ser recarregados nas estações, em máquinas. Quando o usuário os devolve, recebe um estorno de 500,00 ienes.







Exposição aberta ao público e GRATUITA.

Nenhum comentário: