quinta-feira, junho 12, 2008

Museu Mineiro

Em um artigo anterior escrevi sobre a posição estratégia da Casa em relação à vida cultural de BH. O que motivou o artigo foi a recente inauguração do Museu Inimá de Paula, na rua da Bahia.

Dando continuidade ao assunto, não posso deixar de falar um pouco sobre o Museu Mineiro que está localizado praticamente em frente à Casa.

O prédio onde funciona o Museu originalmente abrigava a Secretaria de Agricultura e posteriormente o Senado Mineiro. Entre 1978 e 1979 o prédio foi tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico), restaurado e adaptado para receber o acervo do museu, constituído de 36 coleções vindas de outras instituições ou particulares, destacando-se as coleções da Pinacoteca do Estado de Minas Gerais e do Iepha.


No museu você encontra obras primas do barroco mineiro, armas e objetos do final do séc. XIX e uma pequena livraria com títulos interessantes para quem gosta de arte e história.
Vale a pena visitar. A entrada custa R$ 2,00.


Para você que é aluno da Casa, basta atravessar a rua ao sair da aula ou dar uma passada no Museu antes de vir à escola. Quem sabe não surge uma inspiração para um desenho?



Eduardo "Tapibara" Bernardes

Nenhum comentário: