segunda-feira, setembro 01, 2008
Ângelo Carvalho - Introdução à Gravura em Metal
De um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata-se aqui de uma reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do "poster", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.
Cada imagem reproduzida desta forma, é única em si, independentemente de suas cópias, consequentemente, cada gravura "é única", é uma Obra original assinada. O fato de haver cópias da mesma imagem, nada tem a ver com a questão de sua originalidade. Ao contrário disso, a arte da gravura está justamente na perícia da reprodução da imagem, na fidelidade entre as cópias, este é um dos fatores que distinguem o artista "gravador".
Existem vários tipos de gravura, ou, técnicas distintas de reproduzir uma Obra. As mais utilizadas pelos artistas são: a gravura em Metal, a Litografia, a Xilografia e a Serigrafia.
A Gravura em Metal
A gravura em Metal é uma das mais antigas técnicas de gravura. Existem obras nesta técnica datadas de 1500, produzidas por vários gênios da Renascença. A gravação em metal estava no princípio ligada ao trabalho de ourivesaria, como obra de entalhe e desse modo voltada à ornamentação. O desenvolvimento de processos gráficos a partir do século XV, impulsionado por novas necessidades na realização de imagens impressas e na procura de técnicas que permitissem um trabalho gráfico da imagem impressa de alta qualidade e resistência às grandes tiragens e edições, encontrou no meio ligado à ourivesaria o ambiente necessário para o emprego de matrizes de metal e para o aparecimento das técnicas da gravura em metal. A gravura em encavo, deposita a tinta nos sulcos realizados pela gravação.
As ferramentas mais comuns usadas para gravar uma imagem na matriz são a ponta seca - um instrumento de metal semelhante a uma grande agulha que serve de "caneta ou lápis". Existem ainda técnicas nas quais são utilizados produtos químicos, como na água-forte e na água tinta (ácido nítrico , percloreto de ferro).
A ponta seca risca a chapa, que tem a superfície polida, e esses traços formam sulcos, micro concavidades, de modo a reterem a tinta, que será transferida por meio de uma grande pressão, ao passar por uma prensa de cilindro conhecida como prensa calcográfica, e imprimindo assim, a imagem no papel, o papel é anteriormente mergulhado na água antes de ser levado a prensa de cilindro, para melhor absorção da tinta!
Importantes gravuristas:
Albrecht Dürer (Alemanha); Piranesi (Itália); Rembrandt (Holanda); Goya (Espanha); Pablo Picasso (Espanha); Oswaldo Goeldi (Brasil); Iberê Camargo (Brasil); Lívio Abramo (Brasil); Marcelo Grassmann (Brasil); Fayga Ostrower (Brasil); Regina Silveira (Brasil).
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4 comentários:
Turma da Casa.. obrigado mais uma vez por divulgarem meus trabalhos!
Abraço pra todos...
Show de bola hein seu Ângelo!!!
Quando for rolar a exposição é só avisar que minha presença já está garantida :)
Muito sucesso e um grande abraço!
Angelo!
Estou impressionada com seu trabalho. Como apreciadora de arte, gosto dos artistas que além de terem técnica têm acima de tudo inspiração e sensibilidade. Seu trabalho mostra técnica apurada e muito sentimento! Fiquei fã!
Assim como o Cadu, quando houver exposição estarei lá...
Bjs!
Fala Véi!
Já esta pondo as manguinhas de fora.Hein!`
É isto ai, vamos divulgar a gravura para quem não conhece a linguagem.
Até
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