quarta-feira, dezembro 12, 2012

Exposição Casa dos Quadrinhos - Vanitas

Exposição dos alunos do Curso Técnico de Artes Visuais - Módulo II - Manhã, organizada pela professora Juliana Simões.

Izan

André

Pedro Henrique

Liz Russi

Hugo Freitas


Felipe Luigi
Nadla Maria Santos


Nas artes, vanitas é um tipo de trabalho de arte simbólica especialmente associada com  pintura da vida na Flandres e na Holanda nos séculos 16 e 17, embora também comum em outros lugares e épocas. A palavra latina significa "vaidade" e corresponde traduzido livremente para a falta de sentido da vida terrena e da natureza transitória de todas as coisas terrenas e perseguições.


Pinturas executadas no estilo vanitas foram feitos para lembrar os espectadores da transitoriedade da vida, a futilidade de prazer, e com a certeza da morte. Eles também uma justificativa moral para muitas pinturas de objetos atraentes.

Símbolos comuns vanitas incluem crânios, que são um lembrete da certeza da morte; fruta podre, que simboliza a decadência; bolhas, que simbolizam a brevidade da vida e da morte súbita, fumaça, relógios e ampulhetas, que simbolizam a brevidade da vida; e instrumentos musicais, que simbolizam brevidade e da natureza efêmera da vida. Frutas, flores e borboletas podem ser interpretados da mesma forma, e um limão descascado, bem como frutos do mar acompanhante foi, como a vida, atraente de se olhar, mas amarga a gosto.  (Fonte: Wikipedia)



Um comentário:

Xsjunior Oliveira disse...

Aeee Ju, voce tem a manha mesmo...nao era atoa que eu sempre queria ver suas aulas...ainda vou ser seu aluno!
Parabens pra todo mundo!