segunda-feira, dezembro 03, 2012

Lourenço Mutarelli fala sobre literatura e riso na UFMG


Atenção fãs de quadrinhos: Lourenço Mutarelli estará na UFMG, terça-feira, dia 4 de dezembro, às 14h. Mais informações


A última edição da série de encontros Retratos de Artista: Molduras do Pensamento recebe nesta terça-feira, 4 de dezembro, a partir das 14h, no auditório Sônia Viegas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, campus Pampulha da UFMG, o desenhista, ator, dramaturgo e escritor Lourenço Mutarelli, que vai falar sobre Literatura e Riso. A entrada é franca.
Literatura e riso são dois temas familiares para o artista. O humor é presença forte na configuração de seus personagens, como o detetive Diomedes, figura central em seus quadrinhos. Não é um humor tradicional, mas o que sai de situações incomuns, muitas vezes sombrias, a exemplo do que está em seu livro O Cheiro do Ralo, adaptado para o cinema.
Mutarelli é artista múltiplo. Ele se expressa, sobretudo, por meio das histórias em quadrinhos com personagens singulares envolvidos em histórias carregadas de realismo fantástico. O artista tem trabalhos também como ator, dramaturgo e escritor, incluindo O Natimorto, também adaptado para o cinema.
A série
Promovida pelo Centro de Extensão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Retratos de Artista: Molduras do Pensamento é uma série de encontros com especialistas de diferentes áreas que debatem a relação entre o processo de criação artística e o pensamento.
Segundo o professor Renarde Nobre, coordenador do Centro de Extensão, “a ideia é colher e compartilhar posições e impressões de artistas sobre temas que transitam no meio acadêmico, a partir das referências dos seus trabalhos e dos campos aos quais se dedicam”.
Participaram da série o artista plástico Carlos Bracher, o cantor e compositor Rômulo Fróes e o diretor teatral Wilson Oliveira.

Nenhum comentário: