segunda-feira, maio 07, 2018

Curso de Outono: Cartum, Charge e Tirinhas com Lucas Libanio e Danilo Dias


Este curso tem como objetivo instigar a veia humorística, assim como compreender os elementos e estilos que compõem o desenho de humor em sua amplitude. Ao final do curso o aluno será apto a conceber charges, cartuns e HQs humorísticas e, sobretudo, o desenvolvimento de estilo pessoal.

Cartum - Estrutura de personagens. Composição aplicada. Estudo de formas orgânicas, geométricas, atração e repelência. Cenário e perspectiva. Cor. Mostrar aspectos técnicos e psicológicos da cor e sua utilização no Cartum, círculo cromático, cores opostas e análogas, quentes e frias, aplicados a essas modalidades do desenho.

Charge -  Introduzir o aluno aos diversos temas como: regionais, atualidades, sócio-culturais, políticos e econômicos, esportes e escândalos. A finalização é realizada com tema livre.

Caricatura - Pessoas, celebridades, animais e objetos.

Tirinha - Introdução às técnicas e estilos de narrativa visual. Demonstração da importância do personagem principal, coadjuvantes, antagonistas e figurantes. Analisar a interação destes com o protagonista. 


1º Módulo 
Dia: Quarta-feira/Tarde
Carga horária: 33 horas
Horário: 14:00 às 17:00
Pré-requisitos: Nenhum
Idade mínima: 14 anos
Material: Lápis, borracha e papel
Início do curso: 16/05


Informações e valores: 
casadosquadrinhosrecepcao@yahoo.com.br ou 3224-0040




Professor: Lucas Libanio
Lucas é graduado em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Cartunista, ilustrador e animador, ele é também professor desde 2003. Suas tiras, de título Hans Grotz, são conhecidas em Minas desde 2007, quando passaram a ser publicadas pelo jornal Super. Ele também é o autor do quadrinho Hans Grotz - Opiniões Descartáveis, lançado em 2012, em Curitiba. A segunda edição foi lançada no 9º FIQ em 2015. Foi indicado ao Troféu HQ Mix 2016











Site: http://hansgrotz.blogspot.com.br/


Informações e valores: 
casadosquadrinhosrecepcao@yahoo.com.br ou 3224-0040

O curso tem como objetivo o ensino de Caricatura e Charge através de técnicas de desenho e conceitos que possibilitem o efeito cômico desejado. Distorção de formas, estilização de personagens, adequação ao tema e relação entre as categorias de charge.
Carga Horária: 16 horas
Data: 15 a 18 de janeiro                                                                      
Horário: 14h00 ás 18h00                                                                           
Pré-requisito: recomenda-se conhecimento básico de desenho.
Faixa Etária: a partir de 13 anos                                                             


Professor: Danilo Dias



Formado em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, atua como cartunista, 
ilustrador e professor. Já lecionou na Casa dos Quadrinhos, publicou na revista MAD(Brasil) e desenvolve ilustrações e charges para o mercado editorial e publicitário. 
Participou de 2 edições do Salão de Humor de Piracicaba, entre outros.









Nenhum comentário: