domingo, agosto 17, 2008

Site One manga

O site compila scanlations (traduções de quadrinhos feitas por fãs à partir de scans das obras originais) de diversos grupos diferentes em um só lugar, facilitando a busca e o acesso às mais variadas séries de mangás, mas vale lembrar, todas as séries estão em inglês. É um trabalho impressionante de desfragmentação desses grupos - os leitores não precisam se embrenhar em canais de IRC obscuros ou escavar torrents perdidos.

Os mangás são disbonilizados para leitura online, com uma interface amigável e prática. Entre as séries ainda em produção e que têm atualizações regulares no site estão Full Metal Alchemist, Naruto e One Piece, dentre outros. Tudo bem que um capítulo de One Piece melhora a mais chuvosa das sextas-feiras, mas o grande trunfo do site está na quantidade absurda de séries disponíveis. Nada melhor do que descobrir novos mangás e conhecer outros autores. E sim, isso é pirataria, mas aqui você pode descobrir as séries que você quer realmente ter na sua coleção. Pode ler Naruto e perceber que talvez você não queira continuar gastando seu dinheiro com uma série que passa de promissora a sofrível, pode começar a perceber que One Piece está um passo além das outras produções japonesas e que vale sim a pena tê-la na sua estante. Pode finalmente ler os capítulos restantes de mangás cuja publicação foi cancelada e pode, principalmente, descobrir novos mangás.

E pra não ficar só nos elogios os organizadores cometem dois grandes erros dignos de serem mencionados, faltam mais mangás clássicos, principalmente da produção do pós-guerra. A presença de obras mais antigas transformaria o site em uma potente ferramenta de pesquisa. E tudo bem que isso é uma birra pessoal, mas o fato de não ter nenhum mangá de Matsumoto Taiyo (Preto e Branco) na lista faz o Onemanga perder alguns bons pontos. Esse segundo problema pode ser amenizado através desse link (http://www.kefi.org/pp.php) - pois é, eu também não acreditava que uma série cujo contexto é o universo do ping pong pudesse ser tão impressionante.

O Onemanga é um alívio para nossa curiosidade, fome de conhecimento e principalmente nossos HDs, que agradecem toda a leitura online que fazemos.

E se você não sabe por onde começar aqui vão algumas sugestões:

Naruto, One Piece e Bleach tem atualizações semanais, com capitulos novos todas as sextas-feiras.

Se você já gastou uma fortuna com Vagabond e está bem chateado porque a editora não publica mais capítulos da série acesse o mangá pelo site e divirta-se.

Nana, de Ai Yazawa é um bom shoujo mangá que vale a pena ser lido. Leia e decida se você quer continuar comprando a recente publicação da JBC.
Pluto de Urasawa Naoki (Monster). Naoki assina a publicação junto com Tezuka Osamu uma vez que o autor de Monster e 20th Century Boys desenvolve esse seu mais novo trabalho a partir da história de Tezuka "O robô mais forte do mundo" da série Astroboy. Uma excelente combinação de suspense policial e ficção científica misturada à nostalgia de ver as coisas acontecendo no mundo de Astroboy, com o pequeno robô participando!

Preparem suas madrugadas e boa leitura!

Eduardo Damasceno (ex-aluno da Casa)



Nenhum comentário: