terça-feira, fevereiro 04, 2020

Dica de Leitura - A diferença invisível

Nossa dica de leitura de hoje é o quadrinho ”A diferença invisível”, escrito por Julie Dachez e ilustrado por Mademoiselle Caroline.




O quadrinho narra a vida da personagem Marguerite, uma pessoa que aparentemente não é diferente das outras, porém luta todos os dias com uma particularidade que posteriormente descobre ser Síndrome de Asperger, e a história se desenvolve nas descobertas da personagem sobre si mesma




A história utiliza as cores como um elemento importante da narrativa visual. A cores representam os sentimentos dela, como o vermelho se destacando em momentos e em coisas que a deixam nervosa. O cinza predomina, mas quando ela vai descobrindo a doença e aprendendo a lidar com ela, o ambiente e as pessoas vão ganhando cor.




A Autora Julie Dachez, é diagnosticada com um tipo de autismo (a síndrome de Asperger) aos 27 anos. Um diagnóstico tardio, que ela converte num trampolim para uma nova vida. Ela deixa de fingir, de aceitar um cotidiano que não é para ela e decide viver plenamente sua vida, com suas forças e suas fraquezas. Em A diferença invisível, ela conta seu percurso, mas também fala da diferença – no sentido amplo do termo –, de respeito, de tolerância, de aceitação de si mesmo. 


Ela se tornou uma grande pesquisadora do autismo, vários textos e trabalhos seus podem ser consultados em seu blog emoiemoietmoi.com, que é acompanhado por um grande número de autistas e profissionais da saúde.


Nenhum comentário: